Home / Encontro 2013 / Projeto inédito promove evento para discutir acesso aos tratamentos de reprodução assistida

Projeto inédito promove evento para discutir acesso aos tratamentos de reprodução assistida

                                                 
O projeto realiza no dia 9 de agosto o encontro “Tratamento de Infertilidade para Todos” para discutir o acesso da população aos tratamentos de reprodução assistida.
https://www.facebook.com/events/1458286334439524/
Confirme sua presença através do evento no Facebook “Tratamento da Infertilidade para todos”
O evento terá a presença especial de de Sérgio Papier, médico argentino, presidente do Comitê Cientifico e Coordenador da Comissão Assessora em Técnicas de Reprodução Humana Assistida da Sociedade Argentina de Medicina Reprodutiva, que liderou movimento parecido e vitorioso no país vizinho em 2013.
O encontro, que conta com o apoio de quatorze entidades médicas e da sociedade civil, através da ONG Orientavida e de grupos como Gapendi (Grupo de Apoio às Portadoras de Endometriose) e A Endometriose & Eu (considerado o Blog mais completo sobre a doença no mundo), será um movimento de cidadania, em prol dos casais inférteis que lutam para ter um filho e não tem o suporte do plano de saúde, nem do SUS, hoje totalmente incapaz de atender à demanda.
Interlocutores do movimento, os médicos ginecologistas Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia) e Nelson Antunes Jr., presidente da Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva, reiteram a importância da participação popular no encontro:
A mobilização da sociedade civil brasileira, juntamente com a pressão dos casais inférteis sobre o governo, serão cruciais para garantir o acesso ao tratamento de infertilidade por todos,já que a existência da lei 11.935, por si , não faz com que seja cumprida. Você, cidadão brasileiro, tem esse direito e está na hora de lutar por ele. ”
O Projeto
O projeto “www.tratamentodeinfertilidade.com.br” luta pelo cumprimento do artigo 196 da Constituição e o integral cumprimento da Lei 11935, de 11 de maio de 2009, que obriga a cobertura do atendimento dos planos de saúde aos casais inférteis. Apesar de existirem leis de amparo aos pacientes que precisam do tratamento de reprodução assistida a atual situação é de total descaso. Em interpretação equivocada da lei, a Agência Nacional de Saúde (ANS), por meio da Resolução Normativa Nº 211 de 11 de janeiro de 2010, excluiu o que a lei tacitamente obriga. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a infertilidade é doença, prevista na Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID-10), que afeta um em cada cinco casais (20% da população), e como tal deve ser tratada.
Serviço:
Evento:           Tratamento de Infertilidade para Todos
Data:               09 de Agosto, sábado
Horário:           08h30
Local:              Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900)
**Gratuito**
Mais informações:
Cinthia Fontoura | Meglio Comunicação

e-mail: cfsouza@hotmail.com  tel.: (11) 9 9969 5051 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

O que você precisa saber sobre “Avaliação de Tecnologias em Saúde”

Palestra proferida pelo Dr. Otávio Clark, da Evidência Credibilidade Cientifica, no I Encontro Nacional de …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: