Home / Notícias / Publicadas consultas públicas sobre medicamentos para Hipercolesterolemia Familiar e Tumores Neuroendócrinos

Publicadas consultas públicas sobre medicamentos para Hipercolesterolemia Familiar e Tumores Neuroendócrinos

A população pode participar, a partir do dia 18 de janeiro até o dia 6 fevereiro de 2017, de duas consultas públicas sobre os medicamentos evolucumabe e acetato de lanreotida, utilizados respectivamente no tratamento da Hipercolesterolemia Familiar Homozigótica e de Tumores Neuroendócrinos Gastroenteropancreáticos. As consultas públicas a respeito desses tratamentos foram publicadas nesta quarta-feira, dia 17/01, no Diário Oficial da União.

A Hipercolesterolemia Familiar Homozigótica (HFHo)
É uma doença incomum, de caráter hereditário e que leva a altos níveis de colesterol sanguíneo. As pessoas com HFHo podem ter dificuldades em reduzir os níveis elevados de colesterol mesmo que utilizem corretamente os medicamentos utilizados para tratamento dessa condição A principal consequência da doença é o desenvolvimento de eventos cardiovasculares (infarto, derrame cerebral, insuficiência cardíaca e doença coronariana) em pessoas jovens, podendo levar à morte.

A consulta pública trata da incorporação do medicamento evolucumabe no tratamento da doença. Esse medicamento atua através da inibição de receptores que promovem a captação do colesterol no corpo, aumentando assim a sua eliminação.

Tumores Neuroendócrinos Gastroenteropancreáticos
A segunda consulta pública trata da incorporação do acetato de lanreotida de liberação prolongada para o tratamento de tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos, que se constituem um grupo de tumores diferentes entre si, com origem no sistema digestivo e no pâncreas, sendo por isso uma doença de difícil diagnostico e desenvolvimento silencioso.

O acetato de lanreotida atua sobre os mesmos receptores da somatostatina, um hormônio naturalmente presente no organismo, e assim, ajuda a controlar os sintomas provocados pela doença, bem como retardar o crescimento dos tumores. A lanreotida atua com duração de ação consideravelmente mais prolongada.

Como participar 
Os interessados podem contribuir sobre as propostas de incorporação destes medicamentos com contribuições de caráter científico, recomendações e relatos de experiência. Para participar, basta ler o relatório técnico sobre os medicamentos avaliados e utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no site da CONITEC para inserir comentários e sugestões.

Acesse aqui e participe!

Fonte: http://conitec.gov.br/publicadas-consultas-publicas-sobre-medicamentos-para-o-tratamento-de-hipercolesterolemia-familiar-homozigotica-e-de-tumores-neuroendocrinos-gastroenteropancreaticos

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes