Home / Notícias / Redes de Comunicadores pela Saúde

Redes de Comunicadores pela Saúde

Olha que projeto bacana!

Rede de Comunicadores pela Saúde

Clique aqui para ver mapa completo
Projeto conta com a eficácia do rádio e com o empenho dos radialistas na disseminação de assuntos ligados à prevenção e propõe-se a colaborar na formação desses comunicadores para o controle social das políticas de saúde orientadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A Rede de Comunicadores pela Saúde conta com a adesão voluntária de emissoras comerciais e comunitárias, em todo o Brasil, na transmissão regular do Plantão Saúde, um programa de 8 minutos, semanal, criado em julho de 99 por inspiração e incentivo dos Drs. Adib Jatene e David Capistrano Filho, que desafiaram a equipe da OBORÉ a apontar ações na área da comunicação popular que pudessem contribuir na divulgação das políticas públicas de saúde e no fortalecimento dos princípios do SUS. 
Os programas são divididos em dois blocos para facilitar a inserção de publicidade local e suas pautas privilegiam a prevenção e promoção da saúde. São distribuídos, mensalmente, pelo Correio, junto com mais duas Entrevistas Exclusivas e uma Carta Falada com comentários de pesquisadores, especialistas, dirigentes e profissionais da saúde como forma de capacitar os radialistas a tratar dos temas em destaque no mês, dando-lhes mais elementos para enriquecer as suas pautas e os seus comentários no ar.
Atualmente, as 291 emissoras parceiras da Rede cobrem, no conjunto, cerca de 3 mil municípios e alcançam algo em torno de 30 milhões de ouvintes. Contabilizando-se as reprises, o Plantão Saúde vai ao ar, mensalmente, 3.624 vezes, com dia e hora definidos.
O monitoramento da Rede de Comunicadores pela Saúde é baseado no Modelo de Avaliação Permanente© (MAP), ferramenta de gestão especialmente desenvolvida para as redes temáticas de parceria e cooperação da OBORÉ e reconhecida academicamente como um método científico e alternativo às tradicionais formas de medição de resultados de ações de comunicação e educação em rádio.
Aos radialistas parceiros são reservadas vagas nas atividades de capacitação promovidas pelo Núcleo de Cursos da OBORÉ, especialmente nos encontros com profissionais da saúde. O projeto se completa com cursos sobre como falar com a imprensa para dirigentes e profissionais da área da saúde. 
Rede de Comunicadores pela Saúde 2010
PROGRAMA PLANTÃO SAÚDE
291 emissoras parceiras

3.624 veiculações mensais
3.131 municípios alcançados
30 milhões de ouvintes potenciais

111 rádios comerciais
896 veiculações mensais
180 rádios comunitárias
2.738 veiculações mensais
Fonte: Núcleo de Gestão da Informação – MAP© – fevereiro de 2010.
Por adesão voluntária, as emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde cedem gratuitamente espaço em suas grades de programação para transmissão semanal do programa Plantão Saúde, em dias e horários previamente estabelecidos pela direção da rádio. A OBORÉ estimula e reconhece a inestimável contribuição dessas emissoras e de seus radialistas na Luta em Legítima Defesa da Vida.

Link: http://www.obore.com.br/cms-conteudo/96_rede_comunicadores_pela_saude.asp

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes