Home / Notícias / São Paulo recebe cientistas internacionais para debater o futuro da produção e distribuição de alimentos

São Paulo recebe cientistas internacionais para debater o futuro da produção e distribuição de alimentos

O Seminário “O Futuro da Alimentação” abordará os desafios de alimentar a crescente população mundial e as contribuições da edição genética para cumpri-los

São Paulo vai receber dois dos cientistas mais respeitados no setor de biotecnologia. Tratam-se da americana Nina Fedoroff, ex-presidente da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), e do sueco Stefan Jansson, um dos líderes no uso de novas tecnologias de manipulação genética aplicadas a alimentos. Os dois serão palestrantes do seminário O Futuro da Alimentação, a ser realizado pela Scientific American, na próxima terça-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.

Nina Fedoroff é bióloga molecular e iniciou sua carreira trabalhando com Barbara McClintock, ganhadora do prêmio Nobel de fisiologia e medicina em 1983. Pesquisadora destacada na área da genética, ela atuou como conselheira científica do Departamento de Estado dos Estados Unidos (US Department of State) durante os governos Bush e Obama e foi condecorada com a Medalha Nacional da Ciência, em 2007, a principal comenda destinada a cientistas. Durante o evento na capital paulista, ela apresentará os principais desafios econômicos, tecnológicos e sociais a serem superados para que seja possível alimentar uma população de cerca de 10 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos.

Por sua vez, Stefan Jansson, conhecido pesquisador na área de biologia vegetal, é membro da Real Academia de Ciências da Suécia e ficou internacionalmente conhecido quando, em 2016, cultivou em seu jardim uma espécie vegetal cujo DNA havia sido pela primeira vez alterado usando-se a nova tecnologia CRISPR- CAS9, que elimina partes indesejadas dos genomas. Autor do livro “Além dos OGMs: a ciência e o processamento de plantas para uma agricultura sustentável”, sua apresentação no seminário abordará a evolução do uso das biotecnologias na agricultura, e seu papel na criação de um futuro mais sustentável para a produção de alimentos.

Além dos pesquisadores estrangeiros, estarão presentes no evento cientistas locais e sociedade civil para debater a produção e distribuição de alimentos no mundo ao longo de quatro painéis. “Hoje já aprendemos muito sobre processos bioquímicos complexos, genética, big data, inteligência artificial e muitos outros. Além disso, temos condições de transformar esse conhecimento em soluções inovadoras”, comenta o diretor da Scientific American Brasil, Alfredo Nastari, que afirma que esse será o tom do seminário. “Nesse futuro desafiador, o Brasil deve continuar a ser um protagonista da produção alimentos com tecnologia e de maneira sustentável”, completa.

O seminário é gratuito e será realizado no Teatro Eva Hertz, no Conjunto Nacional, a partir das 09h30. As inscrições estão abertas no link http://www2.uol.com.br/sciam/futuroalimentacao/ e as vagas são limitadas.

SERVIÇO – Seminário “O Futuro da Alimentação”

Data: 16 de outubro

Local: Teatro Eva Hertz – Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073)

Hora: das 09h30 às 17h30

Evento gratuito mediante inscrição no site: http://www2.uol.com.br/sciam/futuroalimentacao/

Sobre o CIB
O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), criado no Brasil em 2001, é uma organização não governamental, cuja missão é atuar na difusão de informações técnico-científicas sobre biotecnologia e suas aplicações. Na Internet, você pode nos conhecer melhor por meio do site www.cib.org.br e de nossos perfis no Facebook, no LinkedIn e no YouTube.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes