Home / Eventos / SBR, SBD e Gediib convidam para evento inédito sobre medicamentos biológicos e biossimilares

SBR, SBD e Gediib convidam para evento inédito sobre medicamentos biológicos e biossimilares

As Sociedades Brasileiras de Reumatologia (SBR), de Dermatologia (SBD) e GEDIIB – Grupo de Estudos sobre Doenças Inflamatórias Intestinais reúnem, pela primeira vez, especialistas nacionais e internacionais para debater medicamentos biológicos e biossimilares, em Fórum Interdisciplinar

  • Fórum Interdisciplinar de Biossimilares será realizado, pela primeira vez, em Brasília na última semana de julho, com participação de cerca de 600 profissionais de saúde.
  • Os medicamentos biológicos são produzidos a partir de organismos vivos e revolucionaram o tratamento e o curso de algumas das mais complexas autoimunes.
  • Hoje, já estão disponíveis medicamentos biológicos similares (biossimilares) às primeiras terapias dessa categoria.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia, em parceria com a Brasileira de Dermatologia e com o GEDIIB, realiza dias 27 e 28 de julho, no Centro de Convenções de Brasília, o Fórum Interdisciplinar de Medicamentos Biossimilares, com o objetivo de apresentar aos especialistas de todo o país os diferentes aspectos sobre o uso de medicamentos biossimilares no tratamento de doenças complexas de caráter autoimune – desde a conceituação ao uso clínico, na prática, de biossimilares bem como cenário regulatório, no Brasil e no mundo – além dos aspectos éticos no emprego clínico dos biossimilares e os desafios na aquisição pelo sistema público desses fármacos – a maioria de alto custo no pais. A partir dos debates, as sociedades médicas devem gerar um documento com as principais questões que envolvem o tema.

Os medicamentos biossimilares são versões “similares” aos medicamentos biológicos originais, que há cerca de 20 anos passaram a fazer parte do arsenal terapêutico para tratamento de doenças autoimune complexas reumatológicas (como Artrite Reumatoide, Lúpus, entre outras), dermatológicas (Psoríase, Hidradenite Supurativa) e inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa). Os medicamentos biológicos e os biossimilares são produzidos ou derivados de organismos ou células vivas, que são modificados para o tratamento de determinadas doenças. São constituídos por moléculas complexas e desenvolvidos em condições cuidadosamente controladas e monitoradas, exigindo múltiplas etapas para a sua elaboração (e posterior produção), até a obtenção de um produto consistente. Enquanto os medicamentos tradicionais sintetizados quimicamente apresentam uma estrutura molecular “simples”, os medicamentos biológicos têm estrutura molecular bastante complexa: enquanto uma aspirina tem um estrutura com 21 átomos, a insulina (também medicamento biológico) apresenta 787 átomos e um anticorpo monoclonal, mais de 168 milhões de moléculas.

“A complexidade da estrutura dos biológicos utilizados na terapia de doenças complexas tem suscitado o debate e controvérsias sobre os biossimilares. Por isso, nós como sociedades médicas temos o compromisso com profissionais de saúde de abrir espaço para um amplo debate e proporcionar o compartilhamento de informações e experiências nacionais e internacionais”, afirma Dr. José Tupinambá, diretor científico da Sociedade Brasileira de Reumatologia, entidade coordenadora do Fórum.

O Fórum Interdisciplinar de Biossimilares é aberto a profissionais de saúde, mediante inscrição prévia e contará com palestrantes dos diversos segmentos envolvidos na questão – comunidade médica, representantes de grupos de pacientes, autoridades regulatórias e indústria – com participação de especialistas internacionais. A programação completa e as inscrições podem ser conhecidas em http://eventus.com.br/biossimilares2018/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Congresso discutirá avanços na prevenção e tratamento de doenças crônicas

O evento será em formato on-line e ocorrerá nos dias 28, 29 e 20 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes