Home / Notícias / Secretaria oferece argiloterapia pelo SUS

Secretaria oferece argiloterapia pelo SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) cuidados com a argiloterapia. A argiloterapia consiste num tratamento estético que utiliza produtos à base de argila para cuidar da pele e dos cabelos. Existem dois tipos de procedimento, a que é realizada no rosto e corpo, chamada de argiloterapia corporal e a que é realizada no cabelo.

A argiloterapia corporal desinflama e desintoxica a pele, enquanto a argiloterapia no cabelo remove as impurezas dos fios, deixando o cabelo macio, brilhoso e saudável.

A gestão municipal é pioneira com a oferta deste serviço. Aos usuários do SUS é ofertado à argiloterapia corporal aplicada no rosto e pode ser feita tanto em mulheres quanto homens, não havendo contraindicação.

A prática acontece nas Academias da Saúde do Geisel e do Colinas do Sul, nos Centro de Praticas Integrativas e Complementares (CPICs), nos grupos de convivência nas unidades de saúde e nas ações de promoção da saúde. Para ter acesso ao cuidado, o usuário pode ir diretamente ao serviço, sem ser necessário encaminhamento prévio. Para saber se o grupo de convivência da sua USF disponibiliza, basta questionar ao Gerente Saúde.

“As argilas têm uma forte capacidade de absorver e remover toxinas, metais pesados e impurezas, ao mesmo tempo em que transferem para a pele diversos minerais e nutrientes benéficos”, explica a fisioterapeuta, responsável pela aplicação da argiloterapia, Ivolita Maia.

“Por ter uma alta concentração de minerais como titânico, cobre, magnésio, zinco, cálcio, potássio, entre outros, a argila tem diversos efeitos como a absorção da oleosidade, pois ela limpa, esfolia, previne contra manchas, acalma e ativa a circulação melhorando a vitalidade da pele”, conclui a fisioterapeuta.

A argiloterapia no rosto consiste na aplicação de argila medicinal diretamente sobre a pele, para desinflamar, desintoxicar e melhorar a circulação sanguínea e diminuir o envelhecimento da pele.

Os tratamentos com argila são indicados para o tratamento da pele seca, acne ou de outros problemas de pele como psoríase, sendo também ideal para acabar com o cansaço, relaxar e até tratar a dor nas costas, nos casos da argiloterapia no corpo.

De acordo com Ivolita Maia, existem diferentes tipos de argila que podem ser utilizados nos tratamentos estéticos, e cada tipo apresenta os seus benefícios e propriedades específicas. O tipo de argila aplicada varia de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Tipos de argila e suas propriedades:

Argila Branca: apresenta propriedades cicatrizantes e antisséptica, que promovem a regeneração, limpeza e cicatrização da pele. Este tipo de argila é especialmente indicado para o tratamento da acne ou para o clareamento da pele, melhorando também a circulação sanguínea.

Argila Verde ou Cinza: é rica em silício e zinco, o que faz com que apresente propriedades adstringentes e purificadoras. Por esta razão, são especialmente indicadas para controlar a oleosidade, purificar a pele e tratamento da acne. Quando aplicadas no corpo, elas ajudam a melhorar a elasticidade da pele e a combater a celulite.

Argila Vermelha: é rica em óxido de ferro, e por isso é especialmente indicada para o tratamento da vermelhidão e rubor facial. Apresenta propriedades tensoras, e uma ação que regula o fluxo sanguíneo e vascular. Quando aplicada no corpo, esta argila ajuda a reduzir a flacidez e a ativar a micro circulação.

Argila amarela: é rica em silício e potássio, apresentando propriedades que remineralizam o colágeno da pele. Por esta razão, esta argila nutre a pele em profundidade, ajudando na reconstituição celular e combatendo o envelhecimento da pele. É ótima para remover impurezas e purificar a pele.

Argila Roxa: é rica em magnésio, e por isso é ideal para melhorar o aspecto da pele, dando-lhe uma aparência mais jovem e radiante. Possui uma ação iônica, estimulante e nutritiva, sendo usada na eliminação de toxinas, impurezas do corpo e para nutrição da pele.

Fonte: http://www.maispb.com.br/254774/secretaria-oferece-argiloterapia-pelo-sus.html

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes