Home / Notícias / Semana Cultural Acessível chega a segunda edição

Semana Cultural Acessível chega a segunda edição

Salvador, Lauro de Freitas, Santo Amaro e Mutuípe vão sediar eventos da Semana Cultural Acessível, que acontece de 19 a 25 de setembro.

Em Salvador, o evento será no Espaço Xisto Bahia, nos Barris, onde acontecerá a abertura na segunda, 19, às 14h, com a palestra gratuita de Apio Vinagre, assessor especial da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência da SJDHDS. Ele  faz um balanço do primeiro ano de aplicação da Lei Brasileira de Inclusão, traçando de forma crítica os avanços e estagnações decorridos após sua vigência.

Durante toda a semana, nos variados locais participantes, acontecem diversas oficinas que promovem técnicas e ensinamentos relacionados à acessibilidade. Como destaque, a Biblioteca Pública dos Barris recebe, na terça-feira (20/9), às 10h, a oficina Noções de Braille, cuja proposta é possibilitar aos participantes o contato inicial dessa dimensão da acessibilidade comunicacional. Inscrições gratuitas.

As produções artísticas desenvolvidas por pessoas com deficiência também integram a programação. No sábado (24/9), às 16h, o Espaço Xisto Bahia recebe o espetáculo Saltimbancos, um musical que encena as obras de Chico Buarque e de diversos artistas brasileiros. A apresentação é promovida pela Cia. de Teatro Opaxorô, formada na APAE Salvador. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

As discussões em torno da importância de se promover políticas públicas que estimulem a acessibilidade ganham repercussão em outros territórios de identidade do estado. A Casa de Cultura de Mutuípe (território Vale do Jequiriçá) recebe, na quarta-feira (21/9), às 9h30, a psicopedagoga Rita Cardoso, que explica a importância da família no processo de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. O bate-papo é aberto ao público.

Já no Teatro Dona Canô, a comunidade de Santo Amaro (território Recôncavo Baiano) tem a oportunidade de participar, na terça-feira (20/9), às 9h, da palestra com o geneticista Diego Daniel, para explicar sobre doenças raras, tais como as doenças de fabry, epidermólise bulhosa e mucopolissacaridose, que podem provocar deficiências. A entrada também é gratuita.

Fonte: A Tarde UOL

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Campanha de multivacinação para regulariza caderneta começa segunda

Começa na próxima segunda (11) a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas