Home / Notícias / Serviço de oftalmoclínica, oferecido para 1,3 mil pacientes pelo SUS, será retomado apenas em 2018

Serviço de oftalmoclínica, oferecido para 1,3 mil pacientes pelo SUS, será retomado apenas em 2018

Os serviços da Ofatlmoclínica de Santa Maria, clínica particular que presta atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), somente devem ser normalizados em janeiro de 2018. A projeção foi dada pelo titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn. Na última segunda-feira (18), as atividades foram suspensas depois que a direção da clínica alegou que não tem mais condições financeiras de manter os serviços.

A 4ª CRS afirmou a GaúchaZH, na manhã desta quarta-feira (20), que a tendência é mesmo de que o Hospital São Roque de Faxinal do Soturno, que fica a 50 quilômetros de Santa Maria, passe a atender aos pacientes. Com o fechamento da Oftalmoclínica, cerca de 1,3 mil pacientes deverão ser atingidos pela falta de atendimento com a descontinuidade dos serviços.

Mesmo assim, aqueles casos considerados mais graves serão levados ao Hospital de Faxinal do Soturno e também ao Hospital Universitário de Santa Maria. Cabe à 4ª CRS dar o encaminhamento àqueles pacientes referenciados a essas unidades hospitalares.

Decisão e consequência

A direção da clínica decidiu, nesta semana, pelo fechamento porque os valores da tabela SUS são insuficientes para cobrir os custos com cirurgias e com consultas. Outro efeito disso é a consequência social, já que a Oftalmoclínica teve de dispensar 14 funcionários.

A situação se agravou mais depois que a prefeitura de Santa Maria comunicou, há cerca de 45 dias, que não compraria mais os serviços da Oftalmoclínica.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2017/12/servico-de-oftalmoclinica-oferecido-para-13-mil-pacientes-pelo-sus-sera-retomado-apenas-em-2018-cjbf81zd101ub01p9tbeot71f.html

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes