Home / Notícias / Teste sanguíneo revela ‘relógio biológico’ de pacientes em menos de 2 horas

Teste sanguíneo revela ‘relógio biológico’ de pacientes em menos de 2 horas

Projeto ‘Time Signature’ usa apenas duas amostras de sangue e pode ser útil no tratamento de doenças
Uma nova ferramenta médica baseada na análise sanguínea permite revelar o “relógio biológico” dos pacientes com apenas 90 minutos, informou nesta segunda-feira (10) a revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

O projeto, conhecido como “Time Signature”, utiliza duas amostras de sangue para determinar qual é o tempo biológico de cada paciente, ou seja: se o corpo da pessoa responde ao horário real em que ela está vivendo.

Os processos feitos pelos órgãos dentro do corpo são orientados pelo chamado “ritmo circadiano”, o que designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o “relógio biológico”. Ele é influenciado principalmente pela variação de luz, mas também por outros fatores, como a temperatura.

As pessoas que não estão em sincronia com o tempo do local onde vivem podem ter dificuldades nos tratamentos de algumas doenças.

De acordo a PNAS, a nova ferramenta permitirá que os médicos tenham rápido acesso ao “relógio biológico” dos pacientes para decidir as doses e os momentos do dia nos quais os medicamentos devem ser aplicados para serem mais efetivos.

A nova ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Northwestern, em Chicago. Um dos autores do estudo, Phylipps Zee, explica porque a descoberta é tão importante:

“Muitos remédios têm o melhor momento para tomar uma dose. Conhecer o relógio do corpo é crítico para conseguir resultados mais efetivos, já que eles podem ser diferentes de pessoa para pessoa”.

Fonte: G1

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes