Home / Notícias / Tratamento pré-exposição ao HIV está disponível no SUS

Tratamento pré-exposição ao HIV está disponível no SUS

1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra o HIV. De acordo com o Ministério da saúde, o Brasil registrou queda de 5,1% no número de casos de aids em 2016. Já a mortalidade caiu 7,2 % entre os anos de 2014 e 2016.

A ampliação da oferta de antirretrovirais e a redução do tempo entre diagnóstico e início do tratamento contribuiu para o controle da epidemia. A partir de dezembro de 2017, a população mais vulnerável à infecção do HIV terá acesso pelo SUS ao tratamento pré-exposição.

 

Metas da UNAIDS

O Brasil já cumpriu 1 das 3 metas estabelecidas pela UNAIDS no combate ao vírus HIV e conseguiu que 9 em cada 10 pessoas em tratamento chegassem à carga viral zerada no sangue. Os outros dois objetivos estão quase sendo atingidos.  Em 2016, 84% das pessoas que possuem o vírus foram diagnosticadas e 72% receberam tratamento.

De acordo com a meta da UNAIDS, o índice deve ser de 90%. A nova campanha do Ministério da Saúde tem foco nas diversas formas de prevenção do HIV e também nos jovens, parcela da população que tem registrado aumento no número de infecções.

Fonte: http://futura.org.br/noticias/tratamento-pre-exposicao-ao-hiv-esta-disponivel-no-sus/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes