Home / Notícias / Tudo em excesso prejudica

Tudo em excesso prejudica

Tudo em excesso prejudica
Neste Dia Nacional do Surdo, a discussão sobre perda auditiva se mostra importante
A perda auditiva é uma condição natural – perde-se conforme o passar dos anos, mesmo que, em sua maioria, as pessoas a percam ainda durante a idade ativa, por problemas auditivos antes da meia idade.

Otorrinolaringologista e mestre em cirurgia clínica, a Dra. Rita de Cássia, nos explica que uma das causas mais comuns da deficiência auditiva é a exposição prolongada a ruídos – dentre eles, principalmente, se encontra o som auto, com ou sem uso de headphones, que pode levar a pessoa a adquirir diversos graus de surdez.

Os fones de ouvido transmitem altos níveis de vibração sonora (decibéis). Em censo, cerca de 28,8% de adolescentes brasileiros (os usuários mais frequentes) já possuem zumbidos – uma pressão nos ouvidos que causa uma dificuldade em compreender o que se ouve – em níveis comparados a adultos. “A probabilidade destes, ao entrarem em um contato prolongado com elevados níveis de ruídos, apresentarem problemas auditivos já aos 30 ou 40 anos é enorme”, explica Rita. Em geral, no Brasil estima-se que, ao menos, 15 milhões de pessoas já sofrem com algum tipo de perda auditiva ao entrar em contato com barulhos intensos.

Para os fones, a solução não é aboli-los, mas sim, usa-los com moderação, sem o exagero no volume do aparelho – como explica a otorrino. O limite auditivo seguro do som contínuo é 80 decibéis: “É preciso escute o som e, ao mesmo tempo, o que está a sua volta”, orienta a especialista. O modelo de concha é o mais recomendado para fones, então opte em usar este.

“Essas dicas são importantes para cuidar de sua audição e proteger seus ouvidos. Fique atento ao tempo de exposição ao som alto: o ideal é fazer uma pausa de 10 minutos a cada hora de barulho intenso”, finaliza Rita.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR
Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com
Face: https://www.facebook.com/canaldoouvido?ref=hl
Email: ritaguimaraescwb@gmail.com
Telefone: (41) 3225-1665
Endereço: Rua Fernando Simas, n° 705, nas Mercês, quarto andar, salas 41 e 42, Curitiba PR.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Retinopatia diabética pode causar cegueira irreversível, mas tem tratamentos inovadores para casos avançados

Retinopatia diabética pode causar cegueira irreversível, mas tem tratamentos inovadores para casos avançados Especialista do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas