Home / Notícias / Vacina contra hepatite A já está disponível gratuitamente em Boa Vista

Vacina contra hepatite A já está disponível gratuitamente em Boa Vista

abacinaO Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, ampliou o calendário nacional de vacinação da criança. Este ano, foi incluída a vacina contra hepatite A. Em Boa Vista, a Secretaria Municipal de Saúde já disponibilizou as doses em todas as unidades básicas de saúde.

Estão sendo oferecidas cerca de duas mil doses para crianças com 1 ano de idade. A doença é habitualmente benigna, mas pode limitar o funcionamento do fígado com manifestações clínicas graves, levando à hospitalização e até mesmo à morte.

“A vacina é um importante passo na prevenção da hepatite A. Antes ela era oferecida apenas em clínicas particulares, agora está disponível também na rede pública. É fundamental que os pais procurem as unidades básicas de saúde para vacinarem os filho”, destacou a coordenadora municipal de imunização, Joseane Maia.

A principal forma de contágio da doença é por contato entre pessoas infectadas, por meio de água, alimentos contaminados e pelo contato com fezes. A vacina tomada na infância gera proteção para a vida inteira. Com mais esta vacina, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Imunização
O Ministério da Saúde pretende imunizar três milhões de crianças em um ano. A medida integra as ações para prevenção e controle das hepatites virais. Esta vacina representa um grande avanço para a melhoria da saúde da população brasileira, reduzindo em cerca de 65% os casos sintomáticos e 59% dos óbitos causados pela doença.

Não há nenhum tratamento específico para a hepatite A, a terapia visa a manutenção de conforto e equilíbrio nutricional adequado. Portanto, a prevenção é a medida mais importante para o controle, e a vacinação uma importante ferramenta para evitar a doença.

 

FONTE: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/09/26/vacina-contra-hepatite-a-ja-esta-disponivel-gratuitamente-em-boa-vista.htm

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes