Home / Notícias / 11 de Outubro: Dia Mundial da Obesidade

11 de Outubro: Dia Mundial da Obesidade

O mês de outubro é cheio de informações importantes para o cuidado com saúde da população, começando pelo Dia Mundial da Obesidade.

Em 2019, a campanha pública da SBEM Nacional, que tem à frente o Departamento de Obesidade, representado pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) e Comissão de Campanhas e Comissão de Comunicação Social (na divulgação), irá repetir a mensagem das anteriores.

“Obesidade Eu Trato com Respeito” é o foco principal, procurando divulgar a importância do tratamento e acompanhamento por profissionais capacitados.

Alguns dias antes e depois de 11 de outubro, as Regionais da SBEM Nacional promovem ações físicas e digitais para orientação e esclarecimento sobre obesidade, com o objetivo de estimular a prevenção do sobrepeso e da obesidade.

As ações realizadas serão divulgadas no site e redes sociais da Sociedade (Twitter, Facebook e Instagram).

*A Comissão de Campanhas Públicas tem coordenação da Dra. Erika Parente e Mariana Guerra; Comissão Comunicação Social da SBEM, presidida pelo Dr. Ricardo Meirelles e a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), cujo presidente é o Dr. Mario Carra. 

Mensagens:

– Quando a gordura se instala entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, ela é perigosa e sempre merece ser combatida.

– As crianças devem fazer uma hora de atividade física, de moderada a intensa, todos os dias.

– O consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, não deve fazer parte da rotina alimentar.

Material de Campanha

Para conferir e baixar o material da campanha acesse o link abaixo:

Preocupação Mundial

A preocupação com o aumento da obesidade vai chamando a atenção do mundo e para a divulgação de informações sobre o tamanho do problema a WOF – World Obesity Federation – publicou um Atlas Global sobre Obesidade Infantil (com mais de 200 páginas). O documento mostra que nenhum país tem mais de 50% de chance de atingir sua meta de combater a obesidade infantil.

“O aumento dramático no número de crianças afetadas pela obesidade está sendo impulsionado pelas economias emergentes – na Ásia, no Oriente Médio e na América Latina”, disse o Dr. Tim Lobstein, diretor de políticas da WOF e um dos autores do Atlas.

Você Sabia?

Por que 11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade? É uma iniciativa brasileira que começou nesta data a partir de uma caminhada, realizada em Ipanema, para fechar o Consenso Latino Americano sobre Obesidade, que se realizou nos dias 9 e 10 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento foi presidido pelo Dr. Walmir Coutinho.

Foi criado, então, o Dia Nacional de Combate à Obesidade, em 1999, que, depois, passou a ser chamado Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, a partir da Lei Nº 11.72, de 23 de junho de 2008.

Nos dois artigos, estabeleceu-se que:

Art. 1º – Fica instituído o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado anualmente no dia 11 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Em 2015, World Obesity Federation passou a adotar a mesma data para o Dia Mundial da Obesidade, quando o Dr. Walmir foi presidente da Federação.

A iniciativa é estimular e apoiar ações práticas que ajudarão as pessoas a alcançar e manter um peso saudável e reverter a crise global da obesidade.

Em 2016, a SBEM e a ABESO iniciaram uma proposta para que a obesidade fosse tratada com respeito – com a hashtag #ObesidadeEuTratocomRespeito – e em 2018, o #WorldObesityDay pediu o fim da discriminação de peso para melhorar as chances de vida das pessoas com obesidade em todo o mundo.

É fundamental aumentar a conscientização sobre a prevalência, gravidade e diversidade do estigma do peso. Os retratos da obesidade na mídia frequentemente reforçam estereótipos imprecisos e negativos sobre o pessoas obesas, o que pode levar ao estigma do peso.

As campanhas pedem uma movimentação para acabar com o uso de linguagem e imagens estigmatizantes e retratar a obesidade de maneira justa, precisa e informativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Dia Mundial da Alergia, médico explica como ar seco favorece alergia ocular

Incomodo pode até gerar casos mais graves, como ceratocone e conjuntivites A temporada outono inverno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes