Home / Notícias / 11 de Outubro: Dia Mundial da Obesidade

11 de Outubro: Dia Mundial da Obesidade

O mês de outubro é cheio de informações importantes para o cuidado com saúde da população, começando pelo Dia Mundial da Obesidade.

Em 2019, a campanha pública da SBEM Nacional, que tem à frente o Departamento de Obesidade, representado pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) e Comissão de Campanhas e Comissão de Comunicação Social (na divulgação), irá repetir a mensagem das anteriores.

“Obesidade Eu Trato com Respeito” é o foco principal, procurando divulgar a importância do tratamento e acompanhamento por profissionais capacitados.

Alguns dias antes e depois de 11 de outubro, as Regionais da SBEM Nacional promovem ações físicas e digitais para orientação e esclarecimento sobre obesidade, com o objetivo de estimular a prevenção do sobrepeso e da obesidade.

As ações realizadas serão divulgadas no site e redes sociais da Sociedade (Twitter, Facebook e Instagram).

*A Comissão de Campanhas Públicas tem coordenação da Dra. Erika Parente e Mariana Guerra; Comissão Comunicação Social da SBEM, presidida pelo Dr. Ricardo Meirelles e a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), cujo presidente é o Dr. Mario Carra. 

Mensagens:

– Quando a gordura se instala entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, ela é perigosa e sempre merece ser combatida.

– As crianças devem fazer uma hora de atividade física, de moderada a intensa, todos os dias.

– O consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, não deve fazer parte da rotina alimentar.

Material de Campanha

Para conferir e baixar o material da campanha acesse o link abaixo:

Preocupação Mundial

A preocupação com o aumento da obesidade vai chamando a atenção do mundo e para a divulgação de informações sobre o tamanho do problema a WOF – World Obesity Federation – publicou um Atlas Global sobre Obesidade Infantil (com mais de 200 páginas). O documento mostra que nenhum país tem mais de 50% de chance de atingir sua meta de combater a obesidade infantil.

“O aumento dramático no número de crianças afetadas pela obesidade está sendo impulsionado pelas economias emergentes – na Ásia, no Oriente Médio e na América Latina”, disse o Dr. Tim Lobstein, diretor de políticas da WOF e um dos autores do Atlas.

Você Sabia?

Por que 11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade? É uma iniciativa brasileira que começou nesta data a partir de uma caminhada, realizada em Ipanema, para fechar o Consenso Latino Americano sobre Obesidade, que se realizou nos dias 9 e 10 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento foi presidido pelo Dr. Walmir Coutinho.

Foi criado, então, o Dia Nacional de Combate à Obesidade, em 1999, que, depois, passou a ser chamado Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, a partir da Lei Nº 11.72, de 23 de junho de 2008.

Nos dois artigos, estabeleceu-se que:

Art. 1º – Fica instituído o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado anualmente no dia 11 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Em 2015, World Obesity Federation passou a adotar a mesma data para o Dia Mundial da Obesidade, quando o Dr. Walmir foi presidente da Federação.

A iniciativa é estimular e apoiar ações práticas que ajudarão as pessoas a alcançar e manter um peso saudável e reverter a crise global da obesidade.

Em 2016, a SBEM e a ABESO iniciaram uma proposta para que a obesidade fosse tratada com respeito – com a hashtag #ObesidadeEuTratocomRespeito – e em 2018, o #WorldObesityDay pediu o fim da discriminação de peso para melhorar as chances de vida das pessoas com obesidade em todo o mundo.

É fundamental aumentar a conscientização sobre a prevalência, gravidade e diversidade do estigma do peso. Os retratos da obesidade na mídia frequentemente reforçam estereótipos imprecisos e negativos sobre o pessoas obesas, o que pode levar ao estigma do peso.

As campanhas pedem uma movimentação para acabar com o uso de linguagem e imagens estigmatizantes e retratar a obesidade de maneira justa, precisa e informativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes