Home / Notícias / Anvisa aprova novo medicamento em pílula única para tratamento de infecção pelo vírus HIV em adultos e crianças com mais de 6 anos

Anvisa aprova novo medicamento em pílula única para tratamento de infecção pelo vírus HIV em adultos e crianças com mais de 6 anos

Em testes clínicos, Biktarvy® demonstrou eficácia, segurança e poucas interações com outros medicamentos

Anvisa publicou no dia 25 deste mês, a aprovação de Biktarvy® (bictegravir, entricitabina e tenofovir alafenamida), da Gilead Sciences, para tratamento de HIV em adultos e crianças com mais de 6 anos e com peso corporal de pelo menos 25 kg. O paciente precisa tomar apenas um comprimido ao dia, com ou sem alimentos, para o tratamento da infecção pelo HIV.

O medicamento é composto por três substâncias ativas, contendo um novo inibidor de integrase (INSTI) – o bictegravir, além de antirretrovirais de outras classes: entricitabina e tenofovir alafenamida (TAF). O TAF, que é utilizado em uma dosagem menor que o tenofovir (TDF), é mais permeável nas células e se concentra mais dentro delas, sendo, portanto, mais seguro que o tenofovir (TDF), pois pode causar menos toxicidade renal e óssea e, portanto, é considerado uma inovação.

“A aprovação do Biktarvy® pela Anvisa significa um grande passo no tratamento do HIV no Brasil, principalmente pela forma simples e eficiente com um único comprimido ao dia”, afirma Dra. Rita Manzano Sarti, Diretora Médica da Gilead no Brasil.

A segurança e eficácia do Biktarvy® foi apoiada por dados robustos obtidos através de quatro estudos clínicos de Fase 3 em adultos infectados com HIV-1 não tratados e em adultos infectados tratados. No Brasil a aprovação também engloba a população pediátrica que é suportada por um outro estudo. Nenhum paciente descontinuou o uso do medicamento devido a eventos adversos renais. As reações adversas mais comuns foram diarreia, náusea e dor de cabeça.

* O Biktarvy® não cura infecção por HIV ou AIDS.

Sobre a Gilead Sciences

A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites virais, entre outras. A Gilead foi responsável por grandes conquistas para a saúde e a qualidade de vida ao oferecer o primeiro regime antirretroviral em comprimido único para o tratamento do HIV/AIDS, além de ter revolucionado o tratamento da hepatite C com o primeiro medicamento que apresentou a possibilidade de cura da doença. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.

Fonte:Assessoria de imprensa.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes