Home / Notícias / Asma mata três pessoas todos os dias no Brasil

Asma mata três pessoas todos os dias no Brasil

A asma, inflamação crônica das vias respiratórias, mata 3 pessoas por dia no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença é a terceira maior causa de internação nos hospitais públicos – situação que tende a se agravar com a chegada do inverno. A organização Iniciativa Global Contra Asma no Brasil (GINA no Brasil) lança campanha para erradicar as mortes provocadas pela doença no País. “São mortes que poderiam ser evitadas”, afirma o pneumologista do Hospital das Clínicas Rafael Stelmach, coordenador da GINA no Brasil e um dos principais especialistas no assunto.
A principal arma para se combater as mortes é a divulgação de informações corretas sobre a doença, que atinge 20% da população brasileira. Um dos mitos sobre a doença é que se deve tratar a doença somente em casos de crise. Pode ser tarde demais. Como a asma é uma inflamação crônica das vias respiratórias, o tratamento preventivo é fundamental para evitar as mortes.
“Está em nossas mãos conscientização sobre a doença”, diz o médico, repetindo o mote da campanha. Para alertar a população em geral, e a classe médica em particular, a GINA está lançando, ao longo de cinco meses, uma série de vídeos informativos, posts, gif e teasers que podem ser acompanhados pelas redes sociais da organização.
Dúvidas também serão esclarecidas pelos especialistas nas redes sociais.

Teaser da Campanha

LINK P/VIDEOS INFORMATIVOS
Clique https://www.facebook.com/GINAnoBrasil/videosaqui

SOBRE GINA NO BRASIL
Iniciativa Global Contra Asma (GINA) é uma ONG internacional, com sede no Canadá. No Brasil, é formada por profissionais de saúde voluntários que pretendem divulgar o conhecimento sobre asma entre profissionais de saúde que atuam no tratamento da doença, além de oferecer aos pacientes e seus familiares acesso a importantes informações que lhes auxiliem no controle da doença.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ASMA
As respostas foram tiradas dos vídeos disponibilizados pela GINA no Brasil. Os médicos especialistas são voluntários que fazem parte da organização. Os vídeos podem ser acessados aqui
https://www.facebook.com/GINAnoBrasil/videos

Fonte: Noticias Terra

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes