Home / Notícias / Avança discussão sobre emissão de receitas para medicamentos controlados via internet

Avança discussão sobre emissão de receitas para medicamentos controlados via internet

Anvisa deu sinal verde para aproveitamento de plataforma desenvolvida pelo Cremers para ampliação de serviço online

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu sinal verde nesta sexta-feira para a emissão de receitas para medicamentos controlados via internet. A ideia ganhou força após videoconferência entre representantes da entidade, do

(Cremers) e do Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF/RS). O objetivo é aproveitar uma plataforma desenvolvida pelo Cremers, que já emite desde abril receitas médicas comum e a de controle especial, e estender o serviço on-line para receitas de medicamentos para tratamentos de pacientes oncológicos graves, psiquiátricos e com dor crônica.

Atualmente, a venda de medicamentos controlados via internet, como psicotrópicos, anorexígenos e entorpecentes, entre outros, é proibida pela Anvisa. Vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade explica que o objetivo é garantir que pacientes com doenças graves evitem deslocamentos até consultórios para pegar receita em meio à pandemia do novo coronavírus. Conforme Trindade, as entidades gaúchas ainda vão se reunir com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) para viabilizar o processo. “A Anvisa deu carta branca para que o Cremers e o CRF/RS possam montar um sistema que disponibilize receitas do tipo A e B, que não eram permitidas à distância”, destaca.

Trindade explica que a ferramenta deve estar disponível já no próximo ano e vai atender principalmente a reivindicações de oncologistas e psiquiatras. “Muitos psiquiatras nos procuraram e relataram que seguiam fazendo acompanhamento de pacientes por videoconferência, mas não conseguiam prescrever medicamentos, o que acabava obrigando os pacientes a se deslocarem até consultório para buscar receita”, observa. O dirigente reforça que pacientes com cuidados paliativos, como os que tratam de câncer, também serão beneficiados com a ferramenta. “Eles não precisar circular e se colocar em risco durante a pandemia”, completa.

A presidente do CRF/RS, Silvana de Vargas Furquim afirma que a ideia de evoluir para a prescrição eletrônica visa melhor atender pacientes que necessitam de medicamentos e garantir a segurança da farmácia na distribuição dos medicamentos. Ela destaca outro ponto positivo caso o uso da ferramenta seja aprovado: a clareza do pedido da receita. “Traz segurança muito grande para a categoria farmacêutica no momento da dispensação. Algumas prescrições dos médicos são ilegíveis”, critica. Para Silvana, o sistema inibe falsificação e desvios de documentos. “É fácil fazer carimbo e formulário impresso. Levar isso para nível digital inibe comércio ilegal de receitas”, assinala, acrescentando que a plataforma desenvolvida pelo Cremers é gratuita.

Fonte: Correio do Povo.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes