Home / Notícias / Belo Horizonte recebe a 8ª edição do Run For Parkinson Brasil

Belo Horizonte recebe a 8ª edição do Run For Parkinson Brasil

A corrida reúne pacientes com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a doença

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população mundial acima de 65 anos tem a doença de Parkinson. Esse distúrbio típico da terceira idade é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no mundo, afetando cerca de 6,3 milhões de pessoas. Atenta para a importância de discutir a jornada do paciente de Parkinson, a ASPARMIG (Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais), apoiada pela Prefeitura Municipal Belo Horizonte, irá realizar no dia 14 de abril (domingo) a 8ª edição do Run For Parkinson.

O evento esportivo aconteceu pela primeira vez na Espanha há 10 anos e é realizado pela ASPARMIG no Brasil desde 2012. Neste ano, a corrida contará com percursos de 5 e 10 km, que poderão ser percorridos por atletas de ambos os sexos que tenham entre 16 e 70 anos.

Para envolver toda a comunidade local, além da corrida, o Run For Parkinson também terá uma caminhada de 3 km, Espaço Kids, banda ao vivo, depoimentos de participantes e Lian Gong (prática corporal chinesa).

Segundo Janette Melo Franco, presidente da ASPARMIG, o Run for Parkinson é, principalmente, um evento de conscientização. “Nós acreditamos que quanto mais pessoas souberem sobre o Parkinson, mais rápido será o diagnóstico e o acesso ao tratamento. Por isso, aproveitando que abril é o mês do Parkinson, trouxemos a atividade física, a dança e a música como possibilidades reais para falarmos dessa doença, ainda pouco conhecida”, diz Janette, que para a edição 2019 estima a participação de mais de 1.500 pessoas.

O Run For Parkinson conta com o patrocínio da Medtronic Brasil.

SERVIÇO – RUN FOR PARKINSON 2019

Quando: domingo, 11 de abril
Horário: a partir das 7h (largada às 8h)
Endereço: largada prevista na Praça da Savassi (Av. Getúlio Vargas, em frente ao número 1.492, na Savassi na cidade de Belo Horizonte – MG)
Kit do atleta: R$ 65,00 (camiseta personalizada, chip e número de peito, além de brindes)
Link para inscrição: https://runforparkinsons.com.br/

PROGRAMAÇÃO

7h – Abertura oficial
7h30 – Concentração e alongamento
8h – Largada corrida de 5 e 10k
8h – Início do show (banda convidada)
10h – Premiação e atividade Lian Gong
12h – encerramento do evento

Sobre a ASPARMIG

A Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (ASPARMIG) foi fundada em 2011 por um grupo de portadores da Doença de Parkinson. Continuamente, a associação oferece apoio e informações aos pacientes e seus familiares, bem como, se integra como alicerce nas pesquisas acadêmicas, em parceria com as universidades locais.

Ao longo dos últimos anos ASPARMIG desenvolveu e executou iniciativas de apoio aos pacientes, entre elas, o Run For Parkinson, o lançamento da Cartilha Desvendando a Doença de Parkinson e a criação em Belo Horizonte do dia Municipal de conscientização da Doença de Parkinson.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes