Home / Eventos / Belo Horizonte recebe de forma inédita o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise

Belo Horizonte recebe de forma inédita o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise

Realizado pela primeira vez em Belo Horizonte, entre 19 e 22 de junho no Hotel Ouro Minas, o Congresso propõe um encontro de trocas de experiências e discussões profundas, por meio de atividades científicas e culturais, a respeito do estranhamento no processo psicanalítico.

Promovido pela FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) com apoio da SBPMG (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais),o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise chega a Belo Horizonte com a temática “O Estranho – Inconfidências”.

O encontro promoverá diversas atividades dentro da programação, além de convidar os participantes a uma atividade de imersão realizada em parceria com o Inhotim.

O tema escolhido celebra os 100 anos da obra “O Estranho” de Sigmund Freud e propõe um paralelo com a Inconfidência Mineira, a partir de nove eixos de discussão: “pensando a psicanálise”, “psicanálise e cultura”, a clínica, o conceitual, uso de tecnologias, comunidade e , didático e o institusocial , infância e adolescência.

PROGRAMAÇÃO

Durante três dias, 20, 21 e 22 de junho, esses eixos serão discutidos em 142 mesas redondas, para as quais foram convidados cerca de 400 apresentadores e debatedores, todos psicanalistas ligados à FEBRAPSI, cujas ideias e propostas contribuem para o desenvolvimento científico, respaldado na investigação e na experiência clínica. No total, são previstos cerca de 600 trabalhos teóricos e clínicos.

No decorrer do Congresso, estão programadas atividades do Congresso Didático, que é direcionado para discussões a respeito da formação em psicanálise. A partir do tema “O Estranhamento na formação psicanalítica – Confidências e Inconfidências”, o Congresso Didático promoverá quatro atividades nos dias 20, 21 e 22 de junho, recebendo como convidados o psicanalista Claudio Laks Eizirik (SPPA) e Cecilia Cruvinel, membro do Instituto de Psicanálise da SBPMG.

Cada um deles redigiu um trabalho e as duas dissertações serão debatidas e comentadas na sessão plenária do dia 21, de 09 às 10h30.

Antes da abertura, nos dias 18 e 19 de junho, o Congresso promoverá seus tradicionais Working Parties, que são grupos de trabalho criados com o objetivo de promover discussões sobre os diversos modos de se pensar e de se trabalhar em psicanálise, como um laboratório ampliado de uma sala de análise.

Inspirados no exemplo de WP criado pela Federação Europeia de Psicanálise (EPF), os Working Parties vêm sendo realizados há mais de 15 anos e oferecem uma experiência diferenciada de escuta e de investigação do método psicanalítico, a partir da observação e discussão do grupo.

Serão 5 métodos distintos trabalhados nos Working Parties: “Escuta da escuta”, “Métodos clínicos comparados”, “Microscopia da sessão analítica”, “Modelo dos três níveis (3-LM) “e “Sobre a especificidade do Tratamento Psicanalítico Hoje”.

Os interessados em participar devem acompanhar a programação no site congressofebrapsi2019.com.br/content.php?p=programmingWorkingParties

Com a proposta de imersão na experiência do estranho, o Congresso realizará no dia 18 de junho, dia que antecede a abertura, uma imersão artística e cultural profunda no Instituto Inhotim. Assim, os participantes interessados visitarão o centro de arte contemporânea e entrarão em contato com a obra dos artistas escolhidos de forma não mediada.

A parte da manhã será dedicada à visitação, e na parte da tarde serão realizadas as mediações em uma atividade que contará com psicanalistas e profissionais da área de arte, tendo como foco “O estranho” segundo as afinidades poéticas dos artistas.

Durante três dias, 20, 21 e 22 de junho, o Congresso oferecerá mais de 140 mesas redondas, compostas por psicanalistas de diferentes federadas, com o intuito de trocar experiência e mostrar como profissionais de cada região do país estão trabalhando e pensando a psicanálise brasileira.

Os interessados no XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise podem se inscrever e obter mais informações acessando o site congressofebrapsi2019.com.br/index.php

XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise: “O Estranho – Inconfidências”

Quando: 19 a 22 de junho

Onde: Hotel Ouro Minas

Realização: FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) com apoio da SBPMG (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais)

Informações: www.congressofebrapsi2019.com.br/index.php

Inscrições: www.congressofebrapsi2019.com.br/content.php?p=subscribe

Informações para imprensa

Fábio Gomides – (31) 9 9693-2767

João Dicker – (31) 9 8841-9613

Bruna Dias – (31)98415-6545

aduplainformacao@gmail.com

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes