Home / Notícias / Cinco atividades simples para melhorar a qualidade de vida de idosos

Cinco atividades simples para melhorar a qualidade de vida de idosos

A falta de atividades recreativas na terceira idade pode ser um fator de risco para a depressão. Além disso, por meio de atividades e brincadeiras é possível desenvolver fatores importantes para a manutenção da saúde do idoso, como memória, mobilidade, equilibro e tônus muscular. Veja alguns exemplos:

Pintura e artesanato

Estudos revelam que o desenho e a pintura, além de ajudar no estímulo de funções motoras, podem servir como recursos terapêuticos aliados ao tratamento que o idoso já realiza. A pintura traz benefícios mentais, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação. Não é necessário ter habilidades técnicas para desenvolver a arte da pintura, basta pegar os pinceis e lápis, uma folha em branco e dar asas à imaginação. Artesanato também ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras e criatividade, além de trabalhar a concentração.

Atividades manuais como a pintura e o artesanato trabalham a coordenação motora fina (aquela que requer o movimento dos pequenos músculos do corpo, como das mãos e dos olhos), algo que o idoso normalmente vai perdendo ao longo dos anos. Além disso, estudos revelam que essas atividades podem servir como recursos terapêuticos, aliados ao tratamento que o idoso já realiza. A pintura ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação. Não é necessário ter habilidades técnicas para, basta pegar os pinceis e lápis, uma folha em branco e dar asas à imaginação.

Ver o trabalho finalizado tem também um impacto psicológico positivo sobre o idoso, que se sente valorizado, capaz de criar e produzir.

Contar histórias

Com a idade, é comum que as pessoas se sintam mais isoladas, mesmo que morem em casa ou tenham familiares por perto. Em geral os idosos passam a ter menos oportunidade para se comunicar, as pessoas ao seu redor estão preocupadas com seus cuidados, mas estão sempre apressadas, sem parar para conversar. Ao contar histórias de seu passado, o idoso trabalha a memória, nesse esforço de resgatar lembranças, e também se sente mais valorizado. Além disso, ele tem a oportunidade de externar e trabalhar emoções que podem ter sido guardadas ao longo dos anos, ainda mais se contar com a ajuda de um bom ouvinte.

Jardinagem

A jardinagem traz muitos benefícios à saúde e é uma atividade muito agradável que pode ser realizada em qualquer idade e adaptada a diferentes condições de mobilidade.

É comum que os idosos tenham tido uma relação mais próxima com a natureza durante sua juventude e vida adulta, por isso a jardinagem pode resgatar esse contato e a convivência com a natureza.

Ao ver a semente brotar, regar a planta e coloca-la para pegar Sol, o idoso se sente responsável por algo, capaz de cuidar, além de ser cuidado por alguém. Chás e temperos são boas opções, pois são simples de cuidar e podem ser utilizados depois.

Alongamento e exercícios de mobilidade

Estímulos motores são indicados para idosos em diversas situações, a fim de impedir o agravamento de um quadro ou a redução da mobilidade. Naqueles acamados, por exemplo, os pés devem ser estimulados para evitar a atrofia. Exercícios simples, que lembrar aqueles da ginástica laboral, como esticar o braço e mover o pescoço para os lados podem ser realizados, desde que se respeite o limite do idoso. Se possível de serem realizadas, caminhadas oferecem benefícios físicos e mentais.

Jogos

Jogos simples podem trabalhar diferentes habilidades nos idosos. Jogos da memória são uma brincadeira lúdica e benéfica, assim como dominó, jogos de cartas e outras atividades envolvendo raciocínio lógico e estratégias simples. Jogos de madeira com peças grandes, de encaixe por exemplo, podem ser boas opções. É preciso apenas adequar o material utilizado à condição motora do idoso. Alguns podem inclusive gostar de jogar em tablets ou celulares, se já tiverem familiaridade com os equipamentos.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes