Home / Notícias / Como lidar com alterações emocionais da gravidez

Como lidar com alterações emocionais da gravidez

Acordar sorrindo e chorar já no café da manhã. Em um momento, a pessoa mais feliz do mundo e, no segundo seguinte, triste sem saber a razão. Mudanças repentinas de humor são frequentes na gestação devido às causas emocionais e fisiológicas. Os nove meses são recheados de alterações hormonais, ansiedade, medos e sensações que são difíceis de explicar.

Sergio Floriano Toledo, diretor científico da Regional Santos e Baixada Santista da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), compara a gravidez a uma TPM contínua, fator que contribui para a instabilidade emocional. Além disso, de acordo com o especialista, é preciso compreender que metade das mulheres que engravidam no Brasil não planejou a concepção, conforme dados do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

“Ou seja, muitas são pegas de surpresa; algumas sem a mínima estrutura financeira, física ou emocional, em idades precoces ou tardias. Desta forma, há maior possibilidade do pré-natal ser postergado, aumentando o risco de doenças associadas”, esclarece.

Por isso, é fundamental atentar-se à saúde mental da mulher para diferenciar a montanha-russa de emoções de uma possível depressão. Esse processo é simples: as alterações de humor normais dessa fase caracterizam-se por variações de euforia a choro por coisas simples. Na depressão, a gestante torna-se antissocial, desmotivada para atividades rotineiras, com atitudes pessimistas, temor excessivo referente à amamentação e a atenção do parceiro, por exemplo.

Algumas formas de depressão alteram o apetite da gestante, que pode ficar longos períodos sem alimentar-se, ou fazer as refeições inadequadamente por tempo prolongado. Com isso, o feto pode ser prejudicado, sem ter o peso adequado ao nascimento.

O obstetra da SOGESP afirma que é diante deste cenário que o apoio de familiares e amigos faz-se mais necessária. “Eles não só podem como devem ajudar. As amigas que já passaram por essa experiência podem dar dicas e a família, especialmente os pais e o companheiro, auxiliam no combate às emoções negativas”, orienta.

No primeiro trimestre
Sergio Floriano Toledo conta que as oscilações no primeiro trimestre são reações ao descobrir-se gestante, com manifestações recorrentes de euforia e medo. É nesse período a maior incidência de abortos espontâneos, geralmente decorrentes de malformações genéticas. Além disso, é possível adicionar o desconforto físico, com náuseas, vômitos e insônia, e insegurança sobre a vida após a gravidez.

No segundo trimestre
Tudo começa a mudar e a sensação de um bebê dentro da barriga é mais concreta, sobretudo quando sentem o filho mexer e veem o ultrassom. Alguns incômodos físicos começam a desaparecer e a mulher sente-se bem, pois consegue dormir e comer melhor.

No terceiro trimestre
Toledo atesta que esse é o período mais crítico, no qual as inseguranças afloram-se mais intensamente. “Ela pode sentir-se despreparada para o início da maternidade, confusa com a amamentação, e temerosa em conciliar a vida social e profissional com o futuro filho”, finaliza.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes