Home / Eventos / Concurso de arte promove conscientização sobre enxaqueca com aura

Concurso de arte promove conscientização sobre enxaqueca com aura

Pacientes com enxaqueca com aura poderão participar de uma iniciativa inusitada: compartilhar por meio da arte, a sensação de conviver com a doença. Trata-se do concurso “Aura da enxaqueca”, promovido pela ABRACES (Associação Brasileira de Cefaleia em Salvas e Enxaqueca). Para participar, desenhos, pinturas ou arte digital deverão retratar de maneira realista a aura visual da enxaqueca e os vencedores serão contemplados com prêmios de até 5 mil reais.

Os nove artistas premiados vão expor as obras no estande da ABRACES no XXXIII Congresso Brasileiro de Cefaleia e no XIV Congresso de Dor Orofacial, no período de 24 a 26 de outubro de 2019, em São Paulo. Além disso, as criações serão impressas e o material ilustrativo será entregue a neurologistas especialistas em cefaleias, em todo o Brasil. A Novartis apoia esta iniciativa.

“O concurso tem o objetivo de aumentar o reconhecimento e o diagnóstico da enxaqueca com aura. Com o estímulo à produção de conteúdo que retrata a aura de forma visual, os neurologistas terão mais repertório e conscientização, o que contribui diretamente no diagnóstico da doença”, afirma Dr. Mario Peres, neurologista, presidente da ABRACES.

A enxaqueca com aura tem características marcantes. A aura é definida como manifestação neurológica bem localizada, surge de maneira gradual e pelo menos uma aura ocorre em um dos lados do corpo, tem duração que varia entre 5 a 60 minutos e é completamente reversível.

Os tipos mais frequentes da aura visual são: luz brilhante, visão turva ou embaçada, linhas em zigue-zague, escotoma (uma única área cega ou escura), várias áreas cegas, pontos pequenos brilhantes ou estrelas, pontos brancos ou coloridos arredondados de tamanho médio; linhas coloridas; “neve visual” (pontos pequenos preto/cinza no fundo branco ou branco/cinza no fundo preto), entre outros.

Como participar?

Inscrições gratuitas até 6/10/2019 pelo https://abraces.me/concursodearte/

Resultado da 1ª etapa do concurso até 15/10/2019

Finalistas: 20/10/2019

Quem pode participar?

Pacientes de forma isolada ou em associação com artistas visuais

Referências

1 – Sociedade Brasileira de Cefaleia https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=351. Acesso em Setembro de 2019

2 – Elementary Visual Symptoms of migraine aura: A systematic review and proposal of an official list, J Headache Pain, 2019.https://thejournalofheadacheandpain.biomedcentral.com/articles/10.1186/s10194-019-1008-x. Acesso em Setembro de 2019.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes