Home / Eventos / Conheça alimentos para combater a hipertensão arterial

Conheça alimentos para combater a hipertensão arterial

Nutricionista da Bio Mundo explica como buscar uma dieta saudável pode ajudar a prevenir e controlar problemas com a pressão alta.

Manter uma alimentação balanceada traz diversos benefícios para o corpo humano. Melhora a qualidade de vida, equilibra os hormônios, aumenta a energia, além de prevenir contra algumas doenças, como por exemplo a hipertensão arterial. Segundo informações do Ministério da Saúde, o número de diagnósticos médicos da doença aumentou de 22,6%, em 2006, para 24,3% em 2017.

Entre os fatores que podem ser responsáveis pela hipertensão estão a hereditariedade, que pode estimular uma pré-disposição a doença, o estresse, a má alimentação, com o excesso de sal, o sobrepeso, sendo a obesidade um fator de risco, além da falta de exercícios físicos, consumo de álcool e o tabagismo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 94% das pessoas que sofrem de hipertensão não tem a doença controlada. Tomar algumas atitudes diárias e na escolha das refeições pode ajuda a controlar esse problema.

A nutricionista Ellen d’Arc da Bio Mundo, rede de franquias que busca gerar saúde e bem-estar na vida das pessoas por meio de uma alimentação saudável, traz indicações de alimentos para incluir na dieta para prevenir ou controlar a hipertensão arterial. “A principal orientação para uma alimentação saudável é minimizar o consumo de alimentos industrializados e priorizar os alimentos In Natura” comenta.

Cereais integrais 

Os alimentos integrais, como arroz, farinha e aveia, são ótimos aliados dos hipertensos. “Eles são ricos em minerais, vitaminas e principalmente fibras que retardam o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade. Desse modo, auxilia no controle da glicose sanguínea, ajudam a regular as funções do corpo sendo uma importante ferramenta para hipertensos” explica a nutricionista.

Frutas

As frutas, principalmente as vermelhas, também têm um papel importante para regular a pressão dos hipertensos. “Algo que não pode faltar na dieta das pessoas que sofrem de hipertensão são as frutas. Elas são ricas em vitaminas, antioxidantes, fibras e água, importante para a prevenção de problemas cardiovascular. Além de auxiliar na queda do colesterol ruim e aumentando o colesterol bom”, comenta Ellen. 

Alimentos ricos em potássio

Outro aliado dos hipertensos são alimentos ricos em potássio, que agem como um natriurético, diminuindo a retenção de líquidos no organismo, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo.  Com a ingestão de boas quantidades de potássio há o equilíbrio entre os elementos sódio x potássio. “Dieta rica em potássio provoca maior redução da pressão arterial. Temos excelentes fontes de potássio na alimentação: manga palmer, banana, milho, mandioquinha, mamão papaia, chicória, água de coco, repolho roxo refogado, melancia, agrião, e diversos outros”, explica a nutricionista.

Oleaginosas

Um dos grandes vilões da nossa saúde cardiovascular são as gorduras saturadas. A nutricionista orienta incluir na dieta as oleaginosas como castanha-do-pará, nozes, amêndoas, entre outras, que são ricas em vitamina E, ômega 3 e boas fontes de magnésio. “Elas atuam como vasodilatadores, ou seja, ampliadores dos vasos sanguíneos, que auxiliam no controle da pressão arterial”, explica.

Temperos naturais

Uma ótima opção para substituir o sal nos alimentos, e assim diminuir o consumo de sódio, são os temperos naturais como alho, cebola, salsinha, manjericão, alecrim, entre muitas outras opções. “O consumo excessivo de sal traz grandes problemas para o organismo, não só o aumento da pressão arterial, mas também no sistema renal. Então diminuir o consumo dele, o substituindo por condimentos mais saudáveis, é um excelente caminho para todos”, completa a nutricionista da Bio Mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Prorrogadas as inscrições de capacitação 100% gratuita para instituições do 3º setor

Oportunidade do Instituto Credicitrus em parceira com o Sebrae estão com inscrições abertas até 17 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes