Home / Notícias / Conitec atualiza PCDT da Hepatite e recomenda a incorporação de duas novas terapias

Conitec atualiza PCDT da Hepatite e recomenda a incorporação de duas novas terapias

O Ministério da Saúde planeja eliminar a Hepatite até 2030
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira, dia 15 de março, a portaria que atualiza o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Hepatite C Crônica e incorpora os medicamentos: elbasvir+grazoprevir e ledispavir+sofosbuvir, duas novas alternativas terapêuticas que auxiliarão no combate à Hepatite. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da Hepatite C em todo o mundo.
Os medicamentos ledispavir+sofosbuvir e elbasvir+grazoprevir foram incorporados após avaliação da CONITEC. Além de garantir a ação direta na eliminação do vírus, as novas terapias demonstram manter a carga viral indetectável em mais de 90% dos pacientes tratados. Para alcançar os melhores resultados no tratamento, ainda em plenária, foi atualizado o PCDT que garantirá acesso à terapia medicamentosa e o devido acompanhamento dos pacientes no SUS.
Em 2015, com o assessoramento da Conitec, o Ministério da Saúde incorporou os primeiros antivirais de ação direta para o tratamento da Hepatite C no SUS. A partir desta data até dezembro de 2017, cerca de 65 mil tratamentos foram realizados. A partir da utilização dessas novas terapias, de ação direta e curta duração, o Brasil passou a se destacar no cenário mundial no controle e combate epidemiológico da Hepatite.
Hepatite C
É uma infecção viral que acomete o fígado. Por se tratar de uma doença silenciosa não apresenta sintomas, fazendo com que a infecção aguda seja menos sintomática e a evolução da doença alcance a forma crônica. Transmitida pelo compartilhamento de seringas ou objetos cortantes contaminados, transfusão sanguínea e relações sexuais desprotegidas, a Hepatite C é a maior causa de óbito entre hepatites virais no mundo.
E em até 180 dias, conforme estabelecido no Decreto nº 7.646/2011, os medicamentos incorporados estarão disponíveis no SUS.
Clique aqui para acessar as tecnologias incorporadas e disponíveis no SUS para Hepatite C.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes