Home / Blogueiros da Saúde -2014 / CONITEC – entenda o processo de incorporação de tecnologia no SUS e saiba como contribuir em uma consulta pública
Dra. Aline Silveira Silva, farmacêutica e mestre em Saúde Pública, fala do processo de incorporação de novas tecnologias em Saúde ao SUS. Foto: Alex Nunes

CONITEC – entenda o processo de incorporação de tecnologia no SUS e saiba como contribuir em uma consulta pública

O que são ‘tecnologias em saúde’? De acordo com o Ministério da Saúde são “medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, informacionais, educacionais e de suporte, programas e protocolos assistenciais por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população”. Entender os processos de implantação de novas tecnologias nesta área é fundamental para que a sociedade acompanhe o seu desenvolvimento.

Dra. Aline Silveira Silva, farmacêutica e mestre em Saúde Pública, fala do processo de incorporação de novas tecnologias em Saúde ao SUS. Foto: Alex Nunes
Dra. Aline Silveira Silva, farmacêutica e mestre em Saúde Pública, fala do processo de incorporação de novas tecnologias em Saúde ao SUS. Foto: Alex Nunes

Por isso, no II Encontro Nacional de Blogueiros, a farmacêutica e mestre em Saúde Pública, Dra. Aline Silveira Silva, representou a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e explicou aos presentes que o Estado de São Paulo é o que mais colabora com as consultas públicas, e que até julho de 2014, 110 novas tecnologias em Saúde foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas alertou:

“É um trabalho muito importante que envolve sete secretarias: o Ministério da Saúde, a ANVISA, a ANS, o Conselho Federal de Medicina, o Conselho Nacional de Saúde, o Conas e Conasses. O paciente tem buscar em grupos organizados, se mobilização e ter força politica, mas ao mesmo tempo necessita de um lado critico, pois nem todos os novos medicamentos e tecnologias vão resolver ou ajudar com o tratamento.”

Aline ressaltou ainda a importância de conhecer alguns problemas que aparecem no meio do processo que muitas vezes retardam as ações do Ministério da Saúde, como a as tecnologias de alto custo, os recursos limitados, a judicialização, a exposição a riscos maiores que os benefícios, a subutilização e sucateamento de tecnologias, entre outras.

“Existem aspectos que o médico e o enfermeiro não sabem, pois nunca passaram por aquilo, por isso a opinião do paciente também é um tipo de evidência. Muitas pessoas e até médicos se deixam levar pela publicidade e informações trazidas pelas indústrias farmacêuticas. Na CONITEC, avaliamos cada tecnologia que irá entrar no SUS, mas este medicamentos tem que ser igual ou melhor ao que já existe”, ponderou Aline.

 *** A CONITEC: É um órgão colegiado de caráter permanente, integrante da estrutura regimental do Ministério da Saúde, tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração pelo SUS de tecnologias em saúde, bem como na constituição ou alteração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

Assista palestra completa:


Veja a apresentação:

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Pesquisa em Células Tronco, o que temos?

É indiscutível a importância das células-tronco para o futuro medicina. Elas podem se dividir e originar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes