Home / Notícias / Dia da Mundial da Saúde Digestiva: Por que o intestino é vital para as pessoas?

Dia da Mundial da Saúde Digestiva: Por que o intestino é vital para as pessoas?

Nesta segunda-feira, 29/05 é o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Neste ano a World Gastroenterology Organization (WGO) chama a atenção para o intestino, com recorte para as doenças inflamatórias que podem impactar neste órgão, vital para o organismo.

Para repercutir sobre o assunto e como evitar comprometer o bom funcionamento do intestino por meio de alimentação, prática de atividades, controle do estresse e equilíbrio emocional, deixamos à disposição o médico e autor do livro recém-lançado “Quatro Pilares para uma Vida Saúdavel”, Dr. Mohamad Barakat. Em sua obra, ele destaca a saúde intestinal como o “primeiro pilar” juntamente com o comportamento alimentar.

Intestino: primeiro pilar para uma vida saudável, órgão requer cuidados para evitar inflamações

“A função primária do intestino é absorver água e nutrientes no organismo”, conforme aponta o médico Dr. Mohamad Barakat. “Por isso é possível compreender a relação profunda que há entre aquilo que ingerimos e a saúde deste órgão”, avalia Dr. Barakat, que também é autor do livro recém-lançado “Pilares para uma Vida Saudável” da Editora Pandorga.Em sua obra, ele destaca a saúde intestinal como o “primeiro pilar” juntamente com o comportamento alimentar.

Segundo ele, a perfeita função da barreira intestinal e o equilíbrio da microbiota são requisitos de bem-estar e saúde, pois o intestino é uma importante área de troca do corpo humano com o meio externo, e auxilia a eliminar toxinas do organismo. A começar pela ingestão de fibras, que aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, a qualidade nutricional é fundamental. “Mais do que aquilo que comemos, somos aquilo que absorvemos. É impossível ter um intestino saudável se sua alimentação também não o for: uma coisa é consequência da outra”, esclarece o médico, que também é diretor do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa.

Quando inflamado por conta de alimentos tóxicos e alergênicos, como industrializados e embutidos, o intestino perde sua microbiota (flora intestinal), que é povoada por mais de 100 trilhões de bactérias.

Entre as principais inflamações está a doença de Crohn (DC), que atinge o trato gastrointestinal, afetando na maioria dos casos a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon). Entre os manifestações listam-se diarreia, cólicas abdominais, febre e em alguns casos sangramento retal. Os mesmos podem aparecer em intensidade leve, moderada e grave.

Para manter a saúde do intestino, procure incluir na rotina alimentar os “verdes” como a couve, por exemplo. Outra boa atitude é evitar ao máximo a quantidade de produtos altamente glicêmicos, que podem contribuir para estabelecer um excesso de glicose na corrente sanguínea. Por isso, evite alimentos como açúcar refinado, pães, massas, cereais refinados, arroz branco, refrigerantes, sucos industrializados. Estes produtos acabam sendo perigosos pelo seu alto teor glicêmico, uma vez que isso serve de alimento para esses fungos e bactérias, favorecendo a manifestação de doenças de todos os tipos.

Além disso, a saúde intestinal impacta na mental. Isso porque o intestino é responsável pela produção de aproximadamente 80% de serotonina, um neurotransmissor que atua no nosso cérebro responsável por conduzir impulsos nervosos como o humor, sono e funções intelectuais. Por isso, este órgão é considerado como “o segundo cérebro”.

Fonte: http://www.segs.com.br/saude/66129-dia-da-mundial-da-saude-digestiva-por-que-o-intestino-e-vital-para-as-pessoas.html

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes