Home / Eventos / Dia Mundial da Obesidade: ações buscam conscientizar pessoas sobre doença crônica e oferecer acesso ao diagnóstico

Dia Mundial da Obesidade: ações buscam conscientizar pessoas sobre doença crônica e oferecer acesso ao diagnóstico

No Dia Mundial da Obesidade, ações buscam conscientizar pessoas sobre essa doença crônica e oferecer acesso ao diagnóstico. A edição 2019 da Campanha – “Saúde não se pesa” –  contará com a presença de Leandro Hassum, evento com palestras sobre obesidade e ação de serviço na Avenida Paulista.

O Brasil possui mais de 41 milhões de pessoas com obesidade1.  A taxa da doença no país atingiu o seu recorde no último ano: 19,8% da população, o que representa um aumento de 67,8% entre 2006 e 20181, segundo dados do Vigitel 2018, pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Isso significa que 1 em cada 2 pessoas possuem sobrepeso e 1 em cada 4, possuem obesidade.

Considerando o avanço exponencial da doença e que 11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade, a campanha Saúde Não Se Pesa traz  duas ações para cidade de São Paulo, com o objetivo de alertar e conscientizar as pessoas sobre a obesidade como doença crônica:

Evento DEEPtalk

Na manhã do dia 11 acontecerá, pela primeira vez no Brasil, o DEEPtalk, um evento com histórias reais de pessoas que vivem com obesidade e depoimentos de médicos especialistas no assunto. Serão seis palestras inspiradoras, que irão abordar temas como empatia, estigma, relação com a alimentação, convivência com o tratamento e qualidade de vida. Ainda, o ator e humorista Leandro Hassum participará como Mestre de Cerimônias.

O DEEPtalk será realizado das 10h às 13h, somente para convidados, e contará com transmissão ao vivo pelo Facebook da campanha Saúde Não Se Pesa (facebook.com/saudenaosepesa/).

Serviço gratuito – Exame de bioimpedância – Shopping Cidade São Paulo

A Campanha também oferecerá gratuitamente ao público geral o exame de bioimpedância, que analisa a composição corporal e indica a quantidade aproximada de  massa magra (músculo), quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo.  O serviço acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro, das 11h às 21h, na Av. Paulista, em frente ao Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230).

Após realizarem o exame, as pessoas terão ainda um momento para tirar dúvidas com nutricionistas e, aquelas que forem diagnosticadas com obesidade, receberão orientações para buscar um médico especialista.

Leandro Hassum estará presente também nesta ação, no dia 11, das 16h às 18h.  O artista irá interagir com o público, ajudando a levar conhecimento sobre  os riscos da obesidade, doença com a qual ele lida diariamente. “A perda de peso é apenas parte do processo. O restante é trabalhar constante e diariamente na manutenção do seu peso, que envolve também questões ligadas ao reconhecimento sobre o seu novo corpo. O tratamento de uma pessoa com obesidade dura o resto da vida”, explica.

Campanha Saúde Não Se Pesa

As ações fazem parte da campanha Saúde Não Se Pesa, um movimento de conscientização sobre a obesidade, realizada pela empresa global de saúde Novo Nordisk, em parceria com a ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).  Em seu quarto ano, a campanha procura dar luz à obesidade como doença crônica, trazendo o assunto para debate, com informações e dados que evidenciem as doenças associadas à obesidade e os benefícios que o seu controle pode oferecer para uma saúde melhor e maior qualidade de vida.

A endocrinologista e gerente médica da Novo Nordisk, Rocio Coletta, enfatiza que a obesidade é uma doença crônica ocasionada por diversos motivos, como fatores genéticos, ambientais e psicológicos, entre outros. “O essencial é que as pessoas tenham conhecimento sobre a complexidade dessa doença e procurem um médico que indique o tratamento adequado, seja ele com mudança nos hábitos de vida, associados ou não ao tratamento medicamentoso ou cirúrgico”, finaliza.

Para mais informações, acesse os canais da campanha:

Site: saudenaosepesa.com.br

Facebook: facebook.com/saudenaosepesa/

Instagram: instagram.com/saudenaosepesa/

Serviço

O que: DEEPtalk

O que: Exame de bioimpedância

  • Quando: 11 e 12 de outubro de 2019 – das 11h às 21h
  • Onde: Shopping Cidade São Paulo
  • Av. Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo
  • Quanto: Gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes