Home / Notícias / Dia Mundial da Voz: conheça os malefícios do cigarro para a saúde vocal e respiratória

Dia Mundial da Voz: conheça os malefícios do cigarro para a saúde vocal e respiratória

O tabaco causa irritação, secreção e danos às pregas vocais. Também é a principal causa para a DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

 

No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, data celebrada para conscientizar a população sobre a importância da voz assim como promover conhecimento dos principais sinais e sintomas que auxiliem no diagnóstico precoce de doenças relacionadas com o aparelho respiratório. Um dos malefícios do cigarro para a saúde vocal é a secreção, o que também é um dos sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), denominação usada para classificar a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. A DPOC é uma doença que atinge 7 milhões de pessoas no País e é a 4ª causa de morte no mundo; além da dificuldade de respirar, leva ao cansaço progressivo e constante, o que impossibilita uma série de atividades de rotina.

“Normalmente, as pessoas concluem que a falta de ar, cansaço, tosse frequente e aumento na produção de muco (pigarro) são próprios do cigarro e do envelhecimento, porém esses são fortes indícios de DPOC.“ comenta o Dr. Júlio Abreu,  pneumologista do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário de Juiz de Fora. “Com a persistência desses sintomas, é imprescindível a consulta com um pneumologista. Como a doença não tem cura, é fundamental procurar a ajuda de especialistas antes que os pulmões fiquem muito comprometidos” completa.

Parar de fumar e evitar a exposição de diversos poluentes, que também aumentam o risco de desenvolver DPOC, são algumas das medidas preventivas recomendadas por especialistas. Gilberto Pucca, portador de DPOC há 15 anos e presidente da Associação Brasileira de Pacientes Portadores de DPOC (ABP-DPOC), chama atenção para a importância da conscientização sobre o tema “Auxiliamos centenas de pacientes e observamos que conforme a DPOC evolui, a função pulmonar piora, podendo limitar bastante a atividade física, impedindo o paciente de levar uma vida plena. Isso pode tornar as pessoas receosas, ansiosas, isoladas e deprimidas” pontua. Na última década, a média de gastos com internações por DPOC chegou a R$ 100 milhões, o dobro investido nos anos 1990 – o que indica a crescente incidência da doença e preocupação com essa questão de saúde pública.

Sobre a DPOC

A OMS projeta que em 2020 a DPOC será a terceira causa de morte no mundo.  A DPOC atinge 210 milhões de pessoas,um em cada dois brasileiros nunca ouviu falar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfermidade que atinge 7 milhões de pessoas no país e é a 4ª causa de morte no mundo. Causada principalmente pelo tabagismo, a DPOC leva à dificuldade de respirar e ao cansaço progressivo e constante, impossibilitando uma série de atividades de rotina. Todos os anos, a DPOC leva a óbito cerca de 40 mil brasileiros, o equivalente a quatro pacientes por hora, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença custa aos cofres públicos aproximadamente R$ 100 milhões por ano.

Segundo o Gold – Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – um programa mundial que atua com objetivo de sistematizar, padronizar e orientar o diagnóstico e tratamento da DPOC, existem cinco perguntas básicas que ajudam o profissional de saúde a identificar pacientes que podem ter a doença, e que podem estar confundindo os sinais como parte do processo de envelhecimento:Possui mais de 40 anos

Fumante ou ex-fumante;

Tosse frequente;

Expectoração ou “catarro” constante;

Cansaço ou dificuldade para respirar, como subir escadas ou caminhar.

Referencias:

Gonzalez J, Carpi A. Early effects of smoking on the voice: a multidimensional study. Med Sci Monit. 2004;10(12):CR649-56.

Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Global Strategy for the Diagnosis, Management and Prevention of COPD [Internet] 2015. [Acesso em 07/Abri/2016] Disponível em: http://www.goldcopd.org/guidelines-global-strategy-for-diagnosis-management.html

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Histórico da Campanha [Internet] 2016 [Acesso em 07/Abri/2016]. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/campanhadavoz/historico.html

Ministério da Saúde do Brasil. [Internet]. [Acesso em 13/Abri/2016] Disponivel em:

http://www2.datasus. gov.br/DATASUS/index.php?area=02033

World Health Organization. Chronic of respiratory disease. Burden of COPD. [Internet]. [Acesso em 07/abril/2016] Disponivel em:

http://www.who.int/respiratory/copd/burden/en/index.html

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes