Home / Notícias / Diabulimia. A aliança entre duas doenças que pode levar à morte

Diabulimia. A aliança entre duas doenças que pode levar à morte

Possivelmente nunca ouviu falar deste distúrbio alimentar, mas um recente documentário da BBC Three colocou-a entre as patologias mentais mais fatais.

Quando falamos em distúrbios alimentares pensamos, quase automaticamente, em anorexia, bulimia, vigorexia e até ortorexia. Contudo, esta patologia clínica está longe de ter apenas estas vertentes e prova disso é o mais recente documentário da BBC Three, que coloca a nu a diabulimia.

A diabulimia é um distúrbio alimentar que faz com que as pessoas com diabetes tipo 1 restrinjam deliberadamente a administração de insulina com o intuito de perder peso. Na prática, ao não dar ao organismo a insulina que este necessita, os níveis de açúcar no sangue vão disparar, dando origem à hiperglicemia – condição que faz com que as calorias ingeridas não sejam usadas como fonte de energia por serem facilmente expulsas através da urina.

Apesar de se tratar de uma patologia que ainda não é medicamente reconhecida, a diabulimia porta sérios riscos para a saúde e pode mesmo levar os pacientes diabéticos à morte, uma vez que a falta de insulina no organismo pode desencadear falência de vários órgãos, como se lê no Huffington Post.

De acordo com o documentário da BBC Three, que acompanhou de perto jovens com esta patologia, 40% das mulheres com diabetes tipo 1 e com uma idade compreendida entre os 15 e os 30 anos tendem a rejeitar a administração de insulina com o objetivo de perder peso.

Entre os sinais mais claros de diabulimia estão as mudanças constantes de peso (ou perda considerável de peso), episódios recorrentes de hiperglicemia, níveis de açúcar no sangue descontrolados, atraso na puberdade (quando o distúrbio afeta jovens), menstruações irregulares ou ausentes, idas constantes à casa de banho, infeções urinárias constantes, náuseas e dores de estômago, perda de cabelo, desidratação e pele seca, entre outros.

Ao contrário da diabetes tipo 2, a diabetes tipo 1 não está relacionada com o estilo de vida e com os maus hábitos alimentares da pessoa. A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune que se carateriza pela dependência de insulina, que deixa de ser produzida pelo pâncreas, e tudo por culpa da destruição das células b que ocorre no organismo das pessoas com esta doença. A origem da diabetes tipo 1 é ainda uma incógnita para a ciência, sabendo-se, apenas, que pode ter a predisposição genética como principal causa e que esta doença tira, em média, 12 anos de vida aos pacientes.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes