Home / Notícias / Doação de sangue: site HemoHeroes pretende captar cada vez mais doadores

Doação de sangue: site HemoHeroes pretende captar cada vez mais doadores

O projeto HemoHeroes surgiu de uma iniciativa do estudante de Análise de Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Porto Alegre Renan Bastos e mais três alunos da área de TI submetida no programa Aceleradora Ágil, uma parceria ThoughtWorks, PUCRS e Centro de Inovação Microsoft.

Segundo o estudante, a ideia surgiu através de um diálogo sobre doação de sangue, no qual dois integrantes do grupo já eram doadores. Após terem identificado os problemas e deficiências do assunto, resolveram se unir e criar um projeto no qual fomenta-se a conscientização para doação de sangue: “Como o objetivo é salvar cada vez mais vidas e ter novos doadores, nosso propósito é disponibilizar uma nova ferramenta para os bancos de sangue e criar mais conforto aos usuários através de facilidades e transparência” – Relata Bastos. A proposta do site é obter e captar doadores em um sistema único seguro e acessível por todos os bancos de sangue parceiros. Também mantê-los de uma maneira com que as contribuições sejam realizadas continuamente.

Como funciona o portal?

Após os doadores efetuarem o cadastro, os colaboradores são encarregados de chamá-los de acordo com a necessidade dos bancos de sangue. Todas as informações sobre quando podem ser feitos as doações, se o doador está apto a fazer uma nova transfusão e campanhas de doação de sangue, estão disponibilizados e serão lembradas pelo sistema.

De acordo com dados do Heroes Brasil, o país possui um déficit grande de doações de sangue. Atualmente, coleta-se apenas 1,8% da quantidade de habitantes residentes, uma porcentagem ainda muito distante das recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como meta ideal e mínima, respectivamente, 5% e 3,5% da população doando, ao menos uma vez ao ano para se ter um banco de sangue considerado saudável.

Mas esta realidade aos poucos pode ser mudada, através de iniciativas como a dos alunos. Segundo Renan, desde a criação do site foram feitas buscas nos hospitais e bancos de sangue para identificar se o projeto estava realmente dando certo: “Fizemos uma pesquisa para saber dos resultados efetivos e o feedback recebido foi muito positivo” – afirma o estudante. Os criadores pretendem manusear esse método para melhor utilização do programa e prospecção de mais doadores. Além do site, uma página no Facebook  foi criada para aumentar a divulgação do Instituto na qual muitas pessoas compartilharam e também demonstraram interesse na doação.

Renan ressalta que além da página o próximo projeto é desenvolver um aplicativo móvel para facilitar mais o uso do HemoHeroes: “Nós temos muitos planos, tanto como melhorias e novas funcionalidades, ou seja, breve novas atualizações” – planeja.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 71 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS possui 43 unidades educacionais, duas faculdades e 25 Balcões de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes