Home / Eventos / Empreendedores têm até 5 de agosto para se inscrevem no programa de aceleração focado em Educação e Empregabilidade

Empreendedores têm até 5 de agosto para se inscrevem no programa de aceleração focado em Educação e Empregabilidade

A inscrição para o programa Artemisia Lab Educação e Empregabilidade está aberta até 5 de agosto.

A inscrição para o programa Artemisia Lab Educação e Empregabilidade está aberta até 5 de agosto. Gratuita, a iniciativa vai selecionar até 20 negócios de todo o Brasil, em estágio inicial, para uma jornada de cinco semanas de aceleração; até três startups – que se destacarem ao longo do processo – poderão receber capital-semente de até 20 mil cada e acompanhamento extra personalizado por mais três meses.

Informações e inscrições: www.artemisia.org.br/labeducacaoeempregabilidade

A proposta do Artemisia Lab Educação e Empregabilidade é apoiar uma nova geração de startupscom soluções inovadoras que tenham potencial para impactar milhões de brasileiros – especialmente as pessoas mais vulneráveis e de menor renda.

Com o apoio da Potencia Ventures, o programa prevê aceleração baseada na metodologia exclusiva de da Artemisia, que já foi testada com mais de 170 startups.  Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, educação e empregabilidade são temas complementares em uma perspectiva do desenvolvimento de pessoas para que tenham maior repertório e estejam mais aptas para o mercado de trabalho atual e futuro.

A falta de acesso à educação de qualidade e alinhada às novas demandas é um dos grandes desafios contemporâneos. Sem iguais oportunidades de educação não é possível competir de forma justa por empregos promissores. Em paralelo, o desemprego – em épocas de instabilidade econômica – afeta, majoritariamente os brasileiros com menor nível de escolaridade.

“Do outro lado, vemos despontar um novo mercado de trabalho com o surgimento de vagas alinhadas às novas tecnologias, que demandam profissionais com diferentes habilidades. Tais capacitações ainda não são acessíveis para população de baixa renda e para grupos vulneráveis, gerando um mercado de trabalho pouco inclusivo e diverso”, afirma Maure.

A executiva defende ser preciso quebrar o atual ciclo intergeracional da pobreza, que se estabelece pela falta de educação – que leva a piores oportunidades de empregos. Frente ao cenário desafiador, Maure acredita ser preciso apoiar negócios inovadores que se apresentam como um caminho para complementar o acesso, qualificar a educação – em diferentes fases da vida – e dar iguais oportunidades de trabalho digno a todos.

“Por isso, estamos em busca de soluções e empreendedores genuinamente interessados em dar suporte ao desenvolvimento educacional e qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica ou ampliar o acesso a melhores oportunidades de emprego”, finaliza a executiva.

Critérios de seleção e setores

Artemisia Lab Educação & Empregabilidade busca empreendedores de todo o Brasil que tenham negócios inovadores focados nos dois setores.

A metodologia – desenvolvida pela Artemisia, organização que há 15 anos apoia negócios de impacto social no Brasil – foi planejada para potencializar soluções destinadas a dar acesso à educação de qualidade – da primeira infância à vida adulta – ou ampliar o acesso e conexão com melhoresoportunidades de emprego.

Serão selecionados empreendedores de negócios que já tenham protótipos desenvolvidos em processo de validação das propostas de valor e modelos de negócio – e que tenham potencial e intencionalidade para gerar impacto social positivo.

Entre os critérios de seleção, o impacto social (negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas aos desafios de educação e empregabilidade); perfil (empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente); potencial de escala (modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas das classes C, D e E); estágio de maturidade (startups com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, que estão em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios); e potencial de inovação (capacidade de entregar soluções inovadoras com potencial de promover qualidade de vida para população de baixa renda brasileira por meio de soluções em educação e empregabilidade).

É essencial a disponibilidade de pelo menos um representante do negócio para participar de todos os dias de workshops presenciais que acontecem nos dias 24 e 25 de setembro; e 29 e 30 de outubro de 2019.

Para participar, é preciso ter um negócio alinhado a uma das temáticas do programa: primeira infância (soluções que contribuam para o desenvolvimento de crianças com idade entre zero e 6 anos; em relação à aprendizagem, habilidades comportamentais e socioemocionais e/ou soluções que apoiem pais e cuidadores, tendo como foco a preparação das crianças para escola e para outras etapas da vida); educação experiencial (incentivo à cultura maker, metodologias não tradicionais de educação, aprendizagem baseada em projetos, e/ou soluções que promovam trocas culturais ampliando horizontes de aprendizagem); desenvolvimento de competências do século XXI (que promovam o desenvolvimento de competências socioemocionais, trabalho em equipe, pensamento crítico, criatividade, resolução de conflito, flexibilidade e resiliência, entre outras); formação em tecnologia (capacitação e/ou qualificação de pessoas para o mercado de tecnologia como programação, desenvolvimento de sistemas, análise de dados, entre outras habilidades necessárias para a área); apoio a educadores (desenvolvimento e qualificação de educadores das instituições de ensino – desde creches até instituições de ensino superior); orientação e iniciação profissional (apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho e/ou no processo de escolha profissional e criação de plano de carreira para públicos diversos); planejamento financeiro e financiamento educacional (que apoiem jovens no acesso a financiamento estudantil ou bolsas de estudo ou, ainda, que contribuam para o planejamento financeiro voltado ao investimento em educação); melhores oportunidades profissionais (que tragam acesso e conexão a empregos dignos, melhores condições de trabalho e/ou jornadas flexíveis ou, ainda, soluções de capacitação profissional que deem acesso a melhores salários e oportunidades de emprego); e inovação e tecnologia (que promovam inovação na formação e qualificação de pessoas – desde a educação básica até a profissionalização – por meio de modelos online, offline ou híbridos).

Benefícios aos selecionados

Os empreendedores selecionados serão potencializados com base na metodologia exclusiva de aceleração de curto prazo da Artemisia, tendo acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos; conexão com outros empreendedores dos setores; e mentorias com especialistas em negócio, impacto social, educação e empregabilidade.

O objetivo é que os participantes saiam do programa com maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto social no setor atuante. Os empreendedores que concluírem o programa também passam a fazer parte do portfólio Artemisia.

Até três startups que se destacarem ao longo do processo poderão receber capital semente de até 20 mil reais cada e terão um acompanhamento individualizado extra com equipe Artemisia.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes