Home / Encontro 2013 / EncontrAR, ativando as redes e melhorando vidas!

EncontrAR, ativando as redes e melhorando vidas!

Release da Palestra proferida no I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde
EncontrAR, ativando as redes
A fundadora do grupo EncontrAR e organizadora do I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas da Saúde, Priscila Torres, conta um pouco da história do grupo e sobre ativismo nas redes
O projeto EncontrAR, apoia pacientes com artrite reumatoide e várias outras doenças reumáticas, começou a partir do momento em que Priscila recebeu o diagnóstico da doença. Desde então, passou de profissional da área de saúde para paciente, buscando fora do hospital, pessoas que enfrentavam o mesmo problema. Começou a participar de uma comunidade no Orkut chamada Superando a Artrite Reumatoide, que debatiam questões em comum, dessa comunidade surgiu a necessidade de ter um espaço organizado para registrar a evidência do doente reumático e estimular a troca de experiência e a ajuda mútua. O Blog Artrite Reumatoide foi criado em Junho de 2006 e em Maio de 2008, através do blog e das redes sociais, passaram a organizar encontros presenciais de estimulo a troca de experiências, compartilhamento de informações e acolhimento. As reuniões presenciais que começaram em uma mesa de bar, nunca mais deixaram de acontecer, e se transformaram em palestras socioeducativas que há 3 anos acontecem na Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo com o apoio do Vereador Marco Aurélio Cunha. 
I Reunião Presencial do EncontrAR organizada pelas Redes
Reunião com Palestra Socioeducativa do Grupo EncontrAR
 Em 2011 inauguramos o nosso grupo de pacientes no facebook  “Grupo EncontrAR” e as demais redes, hoje o grupo no facebook tem mais de 2300 associados, e promovem continuamente debates, trocas de experiências, ajuda mútua e conduzem também a ajuda e orientações pessoais e individualizada. Em 2010 o blog passou a ser parte de um projeto social de uma ONG, pois o trabalho se tornou muito grande e insustentável, uma vez que nós as fundadoras, sempre pagávamos todas as despesas das atividades presenciais e pela enorme dificuldade de reconhecimento e valorização, ninguém poderia dar apoio para blog”, enfatiza a organizadora. 
No mesmo ano lança uma campanha chamada Twitar, que consistia em mandar twiters ao Ministro da Saúde, conscientizando sobre a necessidade dos pacientes de artrite reumatoide, doença até então pouco divulgada. Através desse movimento, foi solicitado condições melhores de atendimento especializado à esses pacientes, que padeciam falta de médico e remédios.
A equipe de moderadoras é uma das peça fundamentais desse projeto. Repassando os twitters, respondendo as pessoas que procuram informações sobre o assunto no blog e nas redes sociais, de modo geral, esclarecendo assim as suas dúvidas.. “Nós as moderadoras do Grupo EncontrAR realizamos várias  reuniões por dia, sempre usando a rede, raramente nos falamos por telefone”, informa Priscila.
Moderadoras Sociais do EncontrAR – Trabalho Voluntário com Responsabilidade e Harmonia
Desde então o movimento tem crescido, e ter passado pela falta de credibilidade e desvalorização dos blogs  e blogueiros da saúde no Brasil, e ter superado essa fase de “você não pode” “não posso te ajudar, você é blog” “e porque ajudar um blog?” é eu ouvi muito isso!  Justamente por ter vivido tudo isso e por ser reconhecedora do valor e da importância que um Blog e seu Blogueiro da Saúde tem na sociedade, é que vinha há anos sonhando em lançar este projeto, e hoje com a presença de blogueiros brilhantes, estamos aqui no primeiro de muitos Encontros Nacionais de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde.

As dúvidas sobre essa palestra podem ser enviadas através do formulário online: 
Nós blogueiros da Saúde, temos o poder de mundo o mundo com um Twitter!! Acreditem!! O futuro da saúde é digital! 
Conheça um pouco mais sobre a Idealizadora e Coordenadora do I Encontro de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde;
  • Priscila Torres
  • Blogueira, autora do Blog Artrite Reumatoide, idealizadora do Grupo EncontrAR e do Encontro de Blogueiros da Saúde. Auxiliar de enfermagem, ex-graduanda de Enfermagem, cursando Serviço Social. Consultora e Colunista no Portal Reumatoguia. Colunista no Blog Viva Bem com Artrite Reumatoide. Vice-Presidente e Coordenadora Institucional do Grupar-RP e EncontrAR-SP. Autora da campanha no twitter “Artrite não Espera e Dor não tem Hora” 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

O que você precisa saber sobre “Avaliação de Tecnologias em Saúde”

Palestra proferida pelo Dr. Otávio Clark, da Evidência Credibilidade Cientifica, no I Encontro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes