Home / Eventos / Endometriose e a fertilidade
Girl with stomach cramps or pains

Endometriose e a fertilidade

“A doença afeta milhões de brasileiras em idade reprodutiva e é a principal causa da infertilidade feminina.”

Endometriose é uma doença progressiva que em estágio elevado causa infertilidade e, em alguns casos pode até levar à morte. É importante ressaltar que ter a doença não é sinônimo de não poder engravidar, mas a chance de gestação diminui consideravelmente. O diagnóstico tardio pode ser motivo de infertilidade, portanto deve-se ficar atenta.

Segundo o Dr. Fábio Broner, Ginecologista do Hospital Albert Sabin, “Não há como preveni-la, no entanto, existe um tratamento para melhora do quadro, ou seja, os objetivos são reduzir a dor e aumentar a possibilidade de gestação. Nem sempre o tratamento hormonal é a indicação mais adequada, existem relatos que quanto mais cedo a cauterização dos focos, melhor o desfecho nos tratamentos propostos, entretanto, no caso de endometriose profunda associado à infertilidade, o mais apropriado seria indicar a Fertilização in Vitro”. 

O endométrio é o tecido que reveste o útero preparando-o para o embrião, e quando não ocorre fecundação, placas de tecido endometrial são eliminadas na menstruação, porém, pode acontecer de essas placas se instalarem fora do útero, causando processos de aderências e infiltração dos focos em órgãos vizinhos, podendo atingir o intestino, os ovários e a bexiga, originando a endometriose. Além disso, pode desencadear quadros de dores crônicas, mesmo fora do período menstrual, que não melhoram com medicações analgésicas. 

“Alguns sintomas da doença são: dor pélvica, muito associada aos períodos cíclicos, podendo irradiar-se para membros inferiores e região lombar, dores no período menstrual, nas relações sexuais com penetração, sintomas urinários e sintomas relacionados ao transito intestinal, em alguns casos, sangramentos uterinos disfuncionais também podem ocorrer”, explica o médico do Hospital Albert Sabin.

Fonte: MCS Assessoria em comunicação 

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Congresso discutirá avanços na prevenção e tratamento de doenças crônicas

O evento será em formato on-line e ocorrerá nos dias 28, 29 e 20 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes