Home / Notícias / Entenda o que é, sintomas e prevenção da hepatite C

Entenda o que é, sintomas e prevenção da hepatite C

Hepatite C é causada pelo vírus HCV. A infecção é muitas vezes assintomática, embora a infecção crônica possa levar à fibrose do fígado, que pode evoluir à cirrose, que normalmente se manifestará depois de muitos anos e, por fim, ao câncer de fígado. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. A hepatite C representa 75% das mortes por hepatites virais no país.

Transmissão
A doença é transmitida pelo sangue. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 pode ter a doença. Hoje, há um rigoroso controle de qualidade dos bancos de sangue, tornando mínimo o risco de adquirir a doença em transfusões.

Sintomas
O surgimento de sintomas é muito raro. Entretanto, os que mais aparecem são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através de sorologias específicas ou de teste rápido. O resultado do teste rápido sai em 30 minutos por meio de uma gota de sangue. Caso seja reagente, necessita de testes sorológicos para confirmação.

Tratamento
Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado. O tratamento para hepatite C está disponível gratuitamente no SUS.

Prevenção
Não há vacina contra a hepatite C. Por isso, o melhor método é a prevenção. As indicações são: não compartilhar escovas de dente, lâminas, tesouras e outros objetos de uso pessoal, além de seringas e instrumentos de consumo de drogas injetáveis/inaláveis. Incentiva-se também o uso de instrumentos próprios de manicure/pedicure ou a correta esterilização desses materiais.

Fonte: Dive/SC

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes