Home / Blogueiros de Esclerose Múltipla / Esclerose Múltipla – A visão de um paciente

Esclerose Múltipla – A visão de um paciente

Gustavo San Martin, convive com esclerose, administrador de empresas pela FAAP, fundador da AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose Múltipla. Foto: Dalila Ferreira
Gustavo San Martin, convive com esclerose, administrador de empresas pela FAAP, fundador da AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose Múltipla. Foto: Dalila Ferreira

“Nada é tão importante quanto o paciente saber o que é a doença. Conhecer os seus direitos, saber como agir. A sociedade não entende o que é esclerose múltipla, e isso dificulta nossas relações, diagnósticos e tratamentos”, explica Gustavo San Martin, que convive com Esclerose Múltipla e é fundador da AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose Múltipla.

Além de abordar os custos sociais da doença, Gustavo foi um dos moderadores do I Encontro Nacional de Blogueiros de Esclerose Múltipla, organizado pelo site Blogueiros da Saúde em parceria com a AME e com a ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.

Em sua fala, ele reforçou que infelizmente, existe uma ótica um tanto equivocada acerca da patologia, que apresenta muitas vezes mais a doença do que os sintomas. Contudo, é importante saber mais sobre o assunto e manter uma boa relação com o médico para identificar os sintomas. Uma das maiores dificuldades relatadas por pacientes com Esclerose Múltipla é a dificuldade em falar sobre sua condição médica.“Quanto mais se sabe sobre a esclerose múltipla, melhor se convive com a ela”.

O diagnóstico precoce de E.M. pode impedir um menor grau de dano neural. Pacientes diagnosticados tardiamente já apresentam algum tipo de incapacidade neurológica, o que afeta diretamente a sua vida – as atividades profissionais, estudantis, o relacionamento pessoal e familiar.

Conheça: www.facebook.com/amigosmultiplos
Assista à palestra completa:

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Live: A importância da manutenção regular do tratamento do câncer de mama no Brasil

Medicamentos Biológicos e Biossimilares na Oncologia, intercambialidade na visão do oncologista e a importância da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes