Home / Notícias / Exercícios físicos mantêm diabetes sob controle e previnem complicações decorrentes da doença

Exercícios físicos mantêm diabetes sob controle e previnem complicações decorrentes da doença

A Prática de Atividades Físicas E Considerada Pelos Médicos hum dos Fatores primordiais parágrafo Manter a Saúde soluçar Controle e Prevenir Doenças crônicas, Como o diabetes. EntreTanto, Engana-se quem de Acredita Que OS Exercícios Físicos atuam APENAS na Prevenção. No Caso de Pessoas com diabetes (tipo 1 OU 2), uma Prática regulares de Atividades Físicas melhora o Aproveitamento da glicose Pelos Músculos, Ajuda a Aumentar a Sensibilidade À insulina e contribui para á Prevenção de Problemas Associados, Como alterações nºs rins (renal Insuficiência ), Nervos (neuropatia), Vasos sanguíneos (Insuficiência arterial / Venosa), Olhos (retinopatia) e Coração (infarto do miocárdio). A mescla de Atividade aeróbica com Exercícios de resistência apresenta Resultados AINDA Mais efetivos. Enquanto aeróbicos OS atuam na Prevenção de Doenças Cardiovasculares, na Perda de peso e Controle da glicemia, Os Exercícios resistidos garantem Uma Manutenção da massa muscular e aumentam a CAPACIDADE de armazenamento de glicose, proporcionando uma diminuição de Açúcar circulante no sangue.

A endocrinologista e gerente médica da Novo Nordisk Brasil, Rocio Riatto Della Coletta Explica Que o diagnóstico da Doença AINDA E cercado de dúvidas e receios. “Quando São diagnosticados com diabetes tipo 1 OU 2, MUITOS acreditam that NÃO poderão Mais Levar Uma Vida Ativa, relacionando a Prática de Esportes de crises de hipoglicemia (Quando a taxa de Açúcar no sangue Diminui drasticamente). Porem, seguindo Alguns Cuidados simples, uma Prática de Atividades Físicas E Benefica e auxilia no Controle da Doença “. A reforça médica, TAMBÉM, a importancia da Atividade Física orientada Por Um Profissional. “Como PESSOAS COM diabetes PODEM necessitar de avaliação médica Antes de Iniciar Uma Atividade Física Que seja Mais intensa fazer that Caminhada uma, um Fim de Prevenir oscilações excessivas do Açúcar no sangue e Diminuir o Risco de Doença cardiovascular, hipertensão arterial, neuropatia OU comprometimento microvascular (retinopatia). Apos ESSA Avaliação individualizada, o médico PODE Indicar como Atividade Físicas Mais adequadas Pará Seu paciente “, Afirma.

Além de ter OS Exames em dia, a Medica da OUTRAS Dicas IMPORTANTES para quê PESSOAS COM diabetes possam praticar Atividades Físicas com Segurança:

Por Segurança, Medir a glicemia Antes de Iniciar o Exercício . O ideal E that o Nível esteja Entre 100 e 250 mg / dl. Se para menor that 100 mg / dl, recomenda-se a ingestão de hum alimento leve (carboidrato de Absorção lenta); se para o Maior de 250 mg / dl Positivas COM cetonas, o Exercício DEVE Ser adiado.

Alongar-se. Um AQUECIMENTO leve de 10 Minutos, Prévio ao início da Atividade, prepara o Corpo PARA O esforço Que Virá na Sequência.

. Manter-se hidratado PESSOAS COM diabetes se desidratam com Mais facilidade; POR ISSO, o consumo de Água Antes, Durante e apos a Atividade Física e fundamental.

NÃO aplicar insulina em áreas Próximas AOS Músculos that participarão ativamente do Exercício. Se a Atividade figado foco abdominal, aplicar sem Braço OU perna; se para pedalar, aplicar nenhuma barriga Braço ou.

Ter Atenção AOS Sinais e síntomas Anormais . A QUALQUÉR Sinal de hipoglicemia OU hiperglicemia, normalmente acompanhado de síntomas Como tontura, palidez da pele, sudorese intensa, mal-estar Geral E Até déficit de Atenção, pare a Atividade e Meca uma glicose com glicosímetro.

Caminhada also E Exercício físico: basta Começar a andar. DEPOIS, aumente gradualmente o ritmo de Caminhada, Chegando a 10 mil Passos por día (O Que equivale a Mais ou Menos 2 horas de Caminhada). Conte com hum PODOMETRO Para auxiliar na Contagem dos Passos.

O ideal de e Atividades aeróbicas intercalares (Caminhada, ciclismo, Natação) e de resistência (musculação, ginástica localizada, pilates) Ao Menos Três vezes POR semana, de Preferência não MESMO Período do Dia, para quê OS Benefícios Sejam mantidos.

O ciclismo e SEUS Benefícios: pedalar E UMA excelente Atividade aeróbica e de resistência muscular, that melhora o condicionamento físico e e Benefica para o Desenvolvimento muscular e cardiovascular. Treinos REGULARES also potencializam o gasto da Gordura corporal Como fonte Energética, ajudando a combater Outras Doenças crônicas, Como obesidade e hipertensão. A prova de that o ciclismo E UMA Ótima Opção Para PESSOAS COM diabetes E o Equipe Novo Nordisk , um tempo global de Atletas com diabetes Que Tem uma Missão de inspirar, educar e empoderar todos aqueles afetados Pela Doença. São ciclistas, Corredores e triatletas that competem em centenas de eventos esportivos Ao Redor do Mundo e buscam Mostrar that, AO Manter o diabetes soluçar Controle, E Possível Ser hum atleta de desempenho Alta. Nesta semana, o Equipe Novo Nordisk desembarca no Brasil de uma 3ª Volta ciclística Internacional do Rio Grande do Sul. A prova Acontece de 6 a 10 de abril e Ira Passar POR Sete Cidades do Estado, totalizando 800 km de Percurso. “O Equipe Novo Nordisk ESTÁ Muito animado Para voltar ao Brasil cabelo Terceiro ano consecutivo parágrafo Participar Dessa prova”, Diz Phil Southerland, CEO e co-Fundador fazer Equipe Novo Nordisk. “Sera uma 4ª Corrida da TEMPORADA Como hum tempo de diabetes e esperamos inspirar como PESSOAS COM diabetes e incentivá-las a Gerir SUA Condição e perseguir SEUS sonhos”.

“Gostei muito de Participar Dessa prova em 2015, POR ISSO Estou ansioso parágrafo voltar. O clima não Sul E MUITO Agradável, como PESSOAS São Muito receptivas ea comida e ótima!”, Diz Corentin Cherhal, um dos Atletas do tempo. “O Nível das Competições na América do Sul è sempre alto, o que faz da Volta ciclística Internacional do Rio Grande do Sul Uma prova Difícil e agressiva. Estamos indo Para o Brasil com Uma Equipe de alto nivel e esperamos ter hum Ótimo resultado nessa prova “, completa.

Dia Mundial da Saúde: Promovido Pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e comemorado anualmente em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde Deste ano terá Como tema central, o diabetes. A marca de dados a Divulgação do Primeiro Relatório Mundial Sobre a Doença, IRA que “descrever o peso e como consequencias do diabetes e defensor de uma existencia de Sistemas de Saúde Mais Sólidos, that assegurem Uma Melhor Vigilância, Prevenção e Uma Gestão Mais Efetiva da diabetes” . Apesar de se TRATAR de Uma Doença chronic e that NECESSITA de Tratamento para Prevenir Possíveis Complicações, o diabetes TAMBÉM PODE Ser evitado. Medidas simples – Mudança Como No Estilo de vida, Manutenção do peso corporal, Adoção de UMA DIETA balanceada e Prática de Exercícios Físicos – Tem se mostrado eficazes em PREVENIR OU retardar O aparecimento fazer diabetes tipo 2. A epidemia fazer diabetes VEM crescendo rápidamente EM MUITOS Países, especialmente nsa considerados “em Desenvolvimento” – de according com a Federação Internacional do diabetes (IDF), Mais de 14 Milhões de brasileiros TEM diabetes, numero that aumenta 20% ao ano Cada. MAIS INFORMAÇÕES nenhum site da OMS .

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes