Home / Notícias / Futuras mamães devem ficar atentas a asma na gravidez
Pregnant Girl is laying in a chair and dreaming about her pregnancy.

Futuras mamães devem ficar atentas a asma na gravidez

Gravidez não é doença, mas trata-se uma fase que exige cuidados especiais, principalmente quando a futura mamãe possui algum problema respiratório. A asma é uma doença pulmonar crônica, porém com controle, desde que seja aplicado o tratamento adequado. De acordo com estudos 1/3 das mulheres pioram de asma quando engravidam, enquanto 1/3 continuam na mesma situação e 1/3 melhoram – algumas até deixam de apresentar qualquer sintoma. Segundo o obstetra Maurício Sobral, alguns fatores físicos como alterações hormonais, aumento do volume uterino (que empurra o diafragma, comprime o tórax e diminui expansão dos pulmões) e até emocionais como ansiedade e estresse, podem contribuir para o aumento do problema. A falta de oxigênio na corrente sanguínea da gestante pode comprometer a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento do feto.

O tratamento durante os nove meses não costuma apresentar mudanças em relação a conduta habitual.  E diferente do que se pode imaginar a interrupção das medicações após a descoberta da gravidez pode causar uma piora da doença com infecções pulmonares. “O indicado é que, além do acompanhamento com o obstetra, seja realizada também uma avaliação mensal de um pneumologista. Ambos saberão quais as melhores medidas para não colocar em risco a saúde da mãe e do bebê”, explica Sobral.

 Além das medicações e do acompanhamento médico, para uma melhora do problema é muito importante evitar contato com substâncias alérgenas como poeira, fumaça de cigarro, mofo, pelo de animais e locais com pouca ventilação.

Fonte: Jornal do Brasil

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes