Home / Notícias / HGG lança Serviço de Reabilitação Cardíaca para usuários do SUS

HGG lança Serviço de Reabilitação Cardíaca para usuários do SUS

A reabilitação é o somatório de atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de doenças cardíacas melhoras nas condições física, mental e social, de forma que eles consigam com seu próprio esforço, reconquistar uma vida ativa e produtiva.

O serviço contará com equipe multiprofissional, composta por cardiologista, fisioterapeuta e educador físico, para atender pacientes cardiopatas com doenças como: insuficiência cardíaca, revascularização percutânea, transplante cardíaco, valvopatias e doença arterial coronariana, entre outras. A estrutura incluirá uma unidade de reabilitação cardíaca e de fisioterapia, além de salas para realização de ecocardiograma, ergometria e ergoespirometria, exame que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede a resposta de seus sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar em situações de esforço.

O HGG é atualmente o único hospital público em Goiás que oferece esse exame. De acordo com o coordenador do Serviço de Reabilitação Cardíaca, Gustavo Paz Fonseca, que é cardiologista e médico do esporte, esse programa tem como objetivo prestar atendimento preventivo e reabilitativo eficiente e qualificado ao paciente cardiopata ou com fatores de risco cardiovascular. “Sabendo da importância da prática de atividade supervisionada para essa população cardiopata ou em risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, vimos a necessidade de criar um ambulatório para acompanhamento e prescrição do exercício físico nessa população”, explicou.

Equipamentos

A unidade de reabilitação cardíaca e de fisioterapia terá esteiras ergométricas, bicicletas estáticas, simulador de caminhadas, pesos, ergômetro de mão, aparelho para extensão de pernas (leg extension), steps e outros equipamentos. Além dos pacientes cardíacos, a unidade também será utilizada pelos pacientes de outras especialidades que estejam em tratamento com a fisioterapia.

A chefe do Serviço de Fisioterapia, Joana França, explica que a Fisioterapia dentro da equipe multidisciplinar de atenção ao paciente cardiopata é considerada componente fundamental na reabilitação desses pacientes.

“Utilizamos ações baseadas em protocolos de atendimentos que visem melhorar o condicionamento cardiovascular, aumentando a autoconfiança do paciente cardiopata, motivando-o e o empoderando para ganho de maior independência física e posterior recuperação das atividades de vidas diárias que antes estavam comprometidas devido ao mau condicionamento cardiopulmonar”, pontuou Joana.

As doenças arterioescleroticas lideram o ranking nacional de causa óbito por ano, e até então não havia para esse público na Região Centro-Oeste um serviço 100% SUS altamente especializado para atender com conforto, qualidade e segurança, esse público. “O intuito é garantir aos usuários do SUS cardiopatas inscritos no programa, um novo estilo de vida onde a autoconfiança e o desempenho físico serão proporcionados frente à reabilitação cardíaca”, avalia o secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela.

Para a criação do serviço foram investidos cerca de R$ 700 mil, entre reforma, aquisição de equipamentos e estruturação da equipe. Em um primeiro momento, serão direcionados ao serviço pacientes do Setor de Cardiologia do HGG. Cardiopatas de outras unidades, que sejam elegíveis para a reabilitação cardíaca, devem procurar uma unidade básica de saúde e para serem encaminhados ao HGG.

São considerados elegíveis para reabilitação cardiovascular pacientes que apresentaram pelo menos um dos seguintes quadros cardiovasculares no último ano: Infarto agudo do miocárdio (IAM)/Síndrome coronariana aguda (SCA)/; Cirurgia de revascularização miocárdica; Angioplastia coronária; Angina estável; Reparação ou troca valvular; Transplante cardíaco ou cardiopulmonar; Insuficiência cardíaca crônica; Doença vascular periférica; Doença coronária assintomática; Pacientes com alto risco de doença cardiovascular.

Fonte: https://diariodegoias.com.br/cidades/109528-hgg-lanca-servico-de-reabilitacao-cardiaca-para-usuarios-do-sus

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes