Home / Blogueiros de Esclerose Múltipla / Importância da Equipe Multiprofissional na Esclerose Múltipla
Ana Maria Canzonieri é Enfermeira e Psicóloga, Doutorada em Ciências da Saúde pela UNIFESP, Supervisora Técnica da Neuroreabilitação e Pesquisadora da ABEM. Foto: Dalila Ferreira

Importância da Equipe Multiprofissional na Esclerose Múltipla

Além dos médicos; enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas fazem parte de um grupo essencial que acompanha a saúde do paciente de Esclerose Múltipla – a equipe multidisciplinar.

Mexe pra lá, mexe pra cá! Ana Maria Canzonieri começou sua participação no I Encontro Nacional de Blogueiros de Esclerose Múltipla colocando todo mundo pra dançar e tirando sorrisos dos convidados.

ana maria
Ana Maria Canzonieri é Enfermeira e Psicóloga, Doutorada em Ciências da Saúde pela UNIFESP, Supervisora Técnica da Neuroreabilitação e Pesquisadora da ABEM. Foto: Dalila Ferreira

Ana Maria, que é enfermeira e psicóloga, acredita que faz parte do trabalho daqueles que acompanham a vida de um paciente, entender as atitudes e sentimentos deles. Isso ajuda a identificar sintomas e a chegar ao autoconhecimento da pessoa.

 A psicóloga ainda comenta que “saúde não é necessariamente a ausência de sintomas, é o estado atingido pelo equilíbrio e pelas forças internas do indivíduo. Quando você trata alguém com alguma doença tem que se ater ao todo, o ser humano por completo”.

Convivência saudável e qualidade de vida foram algumas das diretrizes explicadas por Ana para se levar uma vida melhor, tendo ou não uma doença. “As definições do que representa saúde ou doença são culturais, ambientais, sociais e familiares. O sentir é meu e a manifestação é minha e isso pode influenciar no ambiente em que se vive”, explica a psicóloga.

Assista a palestra completa:

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Câmara promove evento para discutir esclerose múltipla

O 2º encontro de blogueiros de saúde: Esclerose Múltipla, realizado na Câmara, reuniu especialistas e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes