Home / Notícias / Infertilidade masculina é reversível e pode surgir sem causa aparente

Infertilidade masculina é reversível e pode surgir sem causa aparente

Urologista do Hapvida Saúde explica os principais sintomas e as formas de tratamento

A infertilidade é um problema que atinge homens e mulheres e é definida pela ausência de concepção dentro de um período de 12 meses, com relações sexuais frequentes e sem o uso de método contraceptivo. As causas que acometem apenas os homens podem ter uma variedade de fatores como infecções, alterações hormonais e/ou anatômicas.

Outros motivos podem sugerir que um homem tenha infertilidade como atrofia testicular e varicocele (aparecimento de “varizes” na bolsa escrotal). Para o urologista do Hapvida Saúde, Breno Arcanjo Chaves, o diagnóstico e a investigação devem ser individualizados. “O médico precisa ter uma boa conversa, realizando avalição completa do paciente. Deve ser analisada a história sexual, uso de drogas e medicamentos, cirurgias prévias, doenças crônicas, qualidade e quantidade de espermatozoides, infecções como a caxumba, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)”, afirma o especialista.

A infertilidade também pode surgir sem causa aparente, que é definida como idiopática e corresponde a cerca de 15% dos casos de infertilidade masculina. Trata-se de quando um paciente busca apoio médico, mas o espermograma, exame que avalia o espermatozoide, encontra-se normal, sem nenhuma alteração.

Chaves explica como são realizados os tratamentos para infertilidade masculina. “Consiste na orientação sobre o problema, tratamento das causas reversíveis ou direcionamento para as técnicas de reprodução assistida, quando indicado. Vale ressaltar, para a população em geral, que uma das causas mais comuns de infertilidade masculina é a varicocele, porém é considerada uma causa reversível”, conclui o urologista.

O mais importante é que um urologista de confiança seja procurado pelos homens que apresentam sintomas para que diagnóstico e tratamento possam ser feitos de forma individualizada e efetiva.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes