Home / Sem categoria / Informações médicas na internet afetam a relação médico-paciente?

Informações médicas na internet afetam a relação médico-paciente?

A internet tem sido cada vez mais utilizada como fonte de pesquisa e meio de comunicação quando o assunto é saúde, fato devido, principalmente, por ser instrumento de fácil acesso, conveniente e anônimo. 

A democratização possibilitada pela internet ao acesso à informação constitui ganho fundamental para a sociedade e pode se tornar poderoso instrumento à prevenção de doenças e promoção da saúde. 
Entretanto, para que isso ocorra, faz-se preciso considerar três questões: 

  • A qualidade das informações; 
  • A forma como são apresentadas ao público leigo
  • A seriedade dos autores do site ou o condicionamento das informações disponibilizadas aos interesses econômicos e pessoais do autor.
Este artigo pretende avaliar o impacto, sobre a relação médico-paciente, das informações disponíveis na internet. Foram aplicados questionários para 221 pacientes e 84 médicos, seguidos de análise descritiva dos dados, bem como incluídos pacientes com fácil acesso à internet e médicos que os atendem. 
A pesquisa, feita pelo paciente, muitas vezes resultou em pacientes melhor informados. 
Relevante número de pacientes se sentiu preocupado pela falsa impressão de portar males descritos na internet. Alguns recorreram à automedicação, modificação da prescrição médica ou, mesmo, à troca de profissional. 
Não é infrequente ocorrer prejuízo ao tratamento e à relação médico-paciente relacionado às informações obtidas e seu entendimento pelo paciente. 
Conclui-se que ao potencial “iatrogênico” da internet se contrapõe sua capacidade de difundir importantes informações à população. 
A certificação de sites por entidade reguladora, gerando qualidade de informação e menor “iatrogenia”, associada à orientação, poderia ser útil para aperfeiçoar a relação médico-paciente.

Elisa Quaresma Coelho, Augusto Quaresma Coelho, José Eduardo Dias Cardoso

Pesquisa publicada na Revista Bioética 
Leiam a publicação 

Contribuição: Dr. Marcos Renato de Carvalho “Portal para o Universo da Amamentação”

www.aleitamento.com

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Live: A importância da manutenção regular do tratamento do câncer de mama no Brasil

Medicamentos Biológicos e Biossimilares na Oncologia, intercambialidade na visão do oncologista e a importância da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes