Home / Sem categoria / Janeiro Branco: Seconci-SP alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Janeiro Branco: Seconci-SP alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Campanha se destina ao debate de temas relacionados à prevenção e combate ao adoecimento emocional da população

Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), 23 milhões de brasileiros apresentam sintomas de transtornos mentais. Ainda de acordo com a entidade, o Brasil é o País com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população). Diante de números tão expressivos, a campanha Janeiro Branco surgiu com o intuito de promover esclarecimentos e conscientização sobre os problemas emocionais da população. E a coordenadora do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Angela Nogueira Braga da Silva, destaca que as empresas precisam estar atentas também para a importância dos cuidados com a saúde mental dos funcionários.

“O primeiro passo para o bem-estar mental é reconhecer limites e buscar ajuda”, afirma a coordenadora. “Ainda existe muito preconceito à ida ao psiquiatra e esse é um desafio constante para a sociedade. Por isso, é preciso que as empresas se tornem sensíveis ao tema e passem a observar mais a saúde emocional de seus colaboradores”, completa.

Desde 2014, o Seconci-SP dispõe de dois grupos de apoio aos trabalhadores da construção civil paulista e seus familiares: o Grupo de Apoio e Orientação no Tratamento Ambulatorial para Dependência Química e o Grupo Social de Apoio, sendo este último composto majoritariamente por trabalhadores que sofrem de depressão e ansiedade. “Ambos os grupos contam com encontros mensais e uma equipe multidisciplinar da entidade composta por psiquiatras, nutricionistas e assistentes sociais para dar todo um suporte aos trabalhadores e familiares”, explica a coordenadora.

Em cada encontro, os especialistas abordam diferentes temas acoplados à questão da saúde mental, desde luto e envelhecimento até tabagismo e nutrição. São realizados debates, sessões de filmes e atividades diversas como forma de conscientização sobre o assunto. “No grupo dos dependentes químicos, há trabalhadores e familiares que desenvolvem transtornos mentais e o desconhecimento de algumas patologias por parte de familiares e amigos pode dificultar o tratamento. Por isso, há participantes que estão em ambos os grupos de apoio”, completa Angela.

Os trabalhadores da construção civil paulista e seus familiares podem obter mais informações sobre os Grupos pelo telefone 11 3664-5743. Todos os contatos são tratados com sigilo absoluto. Já as empresas que desejarem mais detalhes sobre as palestras e ações desenvolvidas pela entidade nos canteiros de obras, podem contatar o Seconci-SP por meio do telefone 11 3664-5844 ou pelo e-mail relacoes.empresariais@seconci-so.org.br.

Fonte: Assessoria de imprensa.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Live: A importância da manutenção regular do tratamento do câncer de mama no Brasil

Medicamentos Biológicos e Biossimilares na Oncologia, intercambialidade na visão do oncologista e a importância da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes