Home / Notícias / Joinville recebe 6º Simpósio Brasileiro Regional de Esclerose Múltipla

Joinville recebe 6º Simpósio Brasileiro Regional de Esclerose Múltipla

A cidade de Joinville (SC) recebe, no dia 14 de maio, o 6º Simpósio Regional de Esclerose Múltipla – BCTRIMS Sul 2016. O evento, organizado pelo Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS), reunirá cerca de 160 participantes, entre médicos, residentes, estudantes de medicina e profissionais da área da saúde, e tem como objetivo prover a atualização científica sobre o diagnóstico e tratamento da E.M e da Neuromielite Óptica.

O simpósio, que tem início às 7h30 e se estende até às 18h, terá em sua programação palestras como a “Importância da Neurofisiologia no diagnóstico e acompanhamento da E.M” e “Terapias Orais para o tratamento da doença”, ministradas pelos médicos neurologistas Dr. Rinaldo Claudino e Dr. Henry Sato, respectivamente. Um bloco de palestras será destinado para fomentar a discussão sobre a Neuromielite Óptica e contará com a participação do neurologista Dr. Marco Aurélio Lana-Peixoto.

A E.M. acomete cerca de 2,3 milhões de pessoas no mundo¹ e é uma doença neurológica inflamatória crônica² em que células do próprio sistema imunológico atacam a mielina, revestimento dos neurônios. A enfermidade pode causar diversos sintomas, como fadiga, tremores, alterações cognitivas e visuais, desequilíbrio etc., dependendo da área do cérebro que foi afetada³. “A doença é erroneamente associada a idosos. Porém, a E.M é mais comum em mulheres jovens, por volta dos 30 anos. Quanto aos sintomas, eles demoram horas ou até alguns dias para se instalarem. Muitas vezes, o paciente não procura ajuda médica para a enfermidade, achando que é apenas uma crise de estresse”, afirma o neurologista Jefferson Becker, presidente do BCTRIMS.

Após o término do 6º Simpósio Regional de Esclerose Múltipla, será realizado um encontro entre médicos, pacientes com E.M e familiares, a fim de discutir as dúvidas mais frequentes sobre a doença. “A decisão de realização deste momento interativo surgiu da solicitação de alguns pacientes com interesse em participar do simpósio. Percebemos então, que deveríamos envolvê-los no evento, assim como já tinha sido feito em outros Simpósios realizados pelo BCTRIMS” informou a Neuropsicopedagoga Áudred C. B. Eboni, que está envolvida na organização do encontro.

Cerca de 60 participantes pré-cadastrados são esperados e o bate-papo será liderado pelas médicas neurologistas Mônica Parolin e Yara Fragoso. “Nesse encontro, os convidados poderão fazer perguntas às especialistas e terão contato com explicações sobre diagnósticos, tratamentos e novas terapias disponíveis no mercado”, salienta o Dr. Marcus Vinícius M. Gonçalves, coordenador do Simpósio Regional BCTRIMS Sul.

Para mais informações, acesse http://www.bctrims.com.br/.

Serviço:
Evento: 6º Simpósio Regional de Esclerose Múltipla – BCTRIMS Sul 2016
Data:14 de maio de 2016
Horários: das 7h30 às 18h00
Local: Bourbon Joinville Business Hotel
Endereço: R. Visconde de Taunay, 275 – Centro, Joinville – SC, 89201-420

Evento: Encontro de Pacientes e Familiares
Data:14 de maio de 2016
Horários: das 18h30 às 20h
Local: Bourbon Joinville Business Hotel – Sala Tulipa
Endereço: R. Visconde de Taunay, 275 – Centro, Joinville – SC, 89201-420
Para participar: O paciente deverá encaminhar um e-mail para bctrims_sul_joinville2016@yahoo.com.br com o nome completo dos participantes, demonstrando o seu interesse.

bctrims

Fonte: Maxpress

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes