Home / Notícias / Manchas de pele: as 5 causas mais comuns

Manchas de pele: as 5 causas mais comuns

Manchas de pele são marcas que costumam aparecer nas áreas mais expostas do corpo, como rosto, ombros, colo e dorso das mãos. Podem ser claras, escuras ou apresentar outras colorações. Tudo vai depender das causas, que também podem ser diversas.

As manchas de pele podem ser causadas por uma série de fatores externos, como exposição inadequada ao sol , envelhecimento precoce e falta de cuidados com a pele, mas também podem ter causas hormonais e genéticas.

Para evitar essas marcas que podem incomodar tanto e atrapalhar a autoestima, é fundamental manter uma rotina de cuidados com a pele que inclui hábitos como uso diário de protetor solar, hidratação, alimentação equilibrada.

Causas mais comuns de manchas na pele

Saber quais são as causas mais comuns das manchinhas ajuda a prevenir o problema e buscar o tratamento quando necessário

1. Exposição ao sol

A exposição inadequada ao sol é uma das principais causas de manchas no rosto, dorso das mãos , colo e costas. Se a pele não está protegida, os efeitos dos raios UVA e UVB agridem a região e a produção de melanina aumenta, marcando a pele.

2. Envelhecimento precoce

Se você não inclui os cuidados com a pele na sua rotina, é bem provável que você enfrente o processo de envelhecimento precoce – quando a região passa a ter manchas, rugas e flacidez antes da idade esperada.

3. Acne

A acne é uma inflamação que geralmente aparece nas peles mais oleosas e pode deixar marcas permanentes na região dependendo da intensidade. Parar de cutucar a pele quando elas surgem é uma forma de impedir as manchas.

4. Falta de cuidados com a pele

A falta de cuidados com a pele pode causar manchas e uma série de outras complicações. Lembre-se de tirar a maquiagem , passar protetor solar (mesmo em dias nublados) e hidratar bem. Também é importante evitar o contato com produtos que podem ser agressivos para a pele.

5. Fatores genéticos e hormonais

Manchas na pele também podem ser causadas por fatores genéticos e hormonais, como é o caso do melasma – manchas escuras que aparecem no corpo, principalmente no rosto, comum em mulheres entre 20 e 50 anos.

Fonte: Assessoria de imprensa.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes