Home / Blogueiros de Esclerose Múltipla / Maternidade e paternidade na Esclerose Múltipla
Dr. Rodrigo Tomaz, médico Neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein

Maternidade e paternidade na Esclerose Múltipla

O grande sonho de muitos casais que convivem com a Esclerose Múltipla é a maternidade e paternidade. No entanto, existem grandes mitos encarados por muitos como verdades. Sabendo do impacto que tais inverdades trazem à vida desses jovens casais, o I Encontro Nacional de Blogueiros de Esclerose Múltipla trouxe o neurologista Rodrigo Tomáz, do Hospital Israelita Albert Einstein, que desmistificou a esta questão.

rodrigo thomaz
Dr. Rodrigo Tomaz, médico Neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein


“Qualquer mulher que conviva com Esclerose Múltipla pode engravidar. Estudos mostram que a doença entra em remissão durante a gravidez, ou seja, ela adormece durante o tempo de gestação, e depois que o bebê nasce ela volta como estava antes”, esclarece Rodrigo. Se a doença estava em um estágio avançado, ela permanecerá e se estava controlada, irá continuar da mesma forma. “As pessoas no geral não sabem, mas a gravidez é saudável e protetora em pacientes E.M., relata o neurologista.

 Mas um ponto importante observado pelo médico é: antes de pensar na gestação é ideal que a mulher não apresente sintomas que colocariam a gravidez em risco, como a perda de sensibilidade, principalmente na região pélvica e rigidez muscular nas pernas.

 

Tuka, blogueira. Foto: Dalila Ferreira
Tuka, blogueira. Foto: Dalila Ferreira

Exemplo vivo, Tuka, que é blogueira, e tem E. M. é mãe de cinco crianças. Ela deu um emocionado depoimento  sobre a relação com as filhas e o seu companheiro, que tanto lhe ajuda.

“Não é fácil. A fadiga é muito grande, tem dias que não tenho forças para nada e sei que não posso me cobrar em fazer aquilo que não consigo. Mas, sinceramente, não mudaria nada. Amo meus filhos, sem eles eu não seria quem eu sou”, diz, com lágrimas nos olhos.

 Tuka, blogueira do http://tukasiqueira.wordpress.com 

Assista à palestra completa:

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Câmara promove evento para discutir esclerose múltipla

O 2º encontro de blogueiros de saúde: Esclerose Múltipla, realizado na Câmara, reuniu especialistas e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes