Home / Notícias / Medicamento para Insuficiência Cardíaca chega aos pacientes do SUS

Medicamento para Insuficiência Cardíaca chega aos pacientes do SUS

Com apenas dois anos de lançamento, Entresto® traz uma perspectiva de tratamento para uma doença que não contava com novas terapias há 10 anos.

O Ministério da Saúde incorporou o Entresto® (sacubitril/valsartana), medicamento indicado para o tratamento de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida ao Sistema Único de Saúde (SUS). A incorporação aconteceu em menos de dois anos após seu lançamento (2017), tempo considerado recorde para os padrões brasileiros.

A consulta pública para a incorporação do produto ao SUS foi aberta em dezembro de 2018 e contou com a sensibilização de agentes externos. Foram mais de 2 mil contribuições de médicos, pacientes, familiares, associações de pacientes e toda a sociedade civil.

Estima-se que a insuficiência cardíaca (IC) afeta até 3 milhões de brasileiros e é responsável por duas a três vezes mais mortes do que o câncer de mama e o de intestino. Muitas vezes, a enfermidade é consequência de outras condições como pressão alta e infarto. O impacto econômico do tratamento de pacientes com IC no sistema público pode chegar a R$ 22 bilhões por ano.

De acordo com o estudo PARADIGM, Entresto® reduziu o risco de morte por causas cardiovasculares em 20% e reduziu a taxa de hospitalizações em 21% em relação ao enalapril, tratamento anterior. O estudo avaliou mais de 8 mil pacientes e comparou a eficácia do novo remédio ao tratamento considerado padrão.

“Um medicamento de uso crônico incorporado ao sistema público em menos de dois anos após seu lançamento é, de fato, um marco. A incorporação pode ser traduzida no auxílio a milhares de pessoas sem condições de pagar pelo medicamento”, afirmou Ricardo Maykot, Diretor de Acesso da Novartis.

Referências

Stevens B, Pezzullo L, Verdian L et al. The Economic Burden of Heart Diseases in Brazil. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2016 Poster code: PS023.

Mc Murray JJV, Packer M. Desai AS, Angiotensin-neprilysin inhibition versus enalapril in heart failure. N Engl J Med. 2014 Sep 11; 371 (11): 993-1004

Packer M, McMurray JJ. Desai AS, et al. Angiotensin receptor neprilysin inhibition compared with enalapril on the risk of clinical progression in surviving patients with heart failure. Circulation 2015 Jan 6; 131 (1): 54-61

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes