Home / Notícias / Médicos discutem melhor forma de assistência para pacientes terminais

Médicos discutem melhor forma de assistência para pacientes terminais

2014072254668O que fazer depois de receber a notícia de uma doença grave e incurável? A maioria de nós prefere nem pensar nisso, mas o envelhecimento da população põe obrigatoriamente o tema em pauta. Mais do que aplicar tratamentos invasivos e sem benefícios, hoje o que muitos médicos buscam é aliviar a dor emocional e física do paciente em seus momentos finais, garantindo-lhe uma boa morte. Um estudo sobre o tema publicado pela revista “The Economist” em 2010 mostrou que o Brasil é mal avaliado quando se trata de assistência nos momentos derradeiros da vida, ficando em 38º entre 40 países, à frente apenas de Índia e Uganda.

Em julho, a revista científica “Lancet” mostrou que só 58% dos países oferecem serviços de cuidados paliativos e que não mais do que 2 milhões de pessoas os recebem anualmente.

Se a eutanásia ou a assistência à morte ainda são tabus absolutos por aqui, a dignidade do paciente sem mais recursos de tratamento ocupa uma lacuna e já virou tema de resolução do Conselho Federal de Medicina, que garante a qualquer um (desde que em plena capacidade cognitiva) a decisão de receber ou não cuidados desnecessários. Recentemente, a região metropolitana do Rio ganhou o primeiro centro especializado em doentes terminais, alimentando um debate que deve ganhar ainda mais força nos próximos anos.

— Ninguém quer falar ou pensar sobre a morte. Existe uma ilusão de imortalidade — criticou a psicóloga especialista em luto, Erika Pallottino, do Grupo de Clínicas Oncológicas Integradas (COI). — Mas hoje já existe uma mudança de olhar de se evitar medidas fúteis que promovam o prolongamento incessante da vida. Cada vez mais se preza mais por uma assistência capaz de garantir um conforto terapêutico até o final.

No Hospital Placi, em Niterói, não há centro cirúrgico, Centro de Terapia Intensiva (CTI) ou setor de emergência. Também não se trata de um asilo. Por lá, passam pacientes em reabilitação ou daqueles na fase final da vida. O modelo veio do Canadá, onde a discussão sobre cuidados paliativos é mais presente.

— Fui a uma feira hospitalar onde só se falava do envelhecimento populacional e o que fazer com os idosos. Pois há todo um aparato para se aumentar a expectativa de vida, mas as pessoas têm chegado mal à velhice — comentou o médico e diretor comercial, Fernando Boigues. — Elas precisam de um mínimo de qualidade de vida. E estas unidades serão necessárias por isso.

Doenças degenerativas e/ou crônicas, como câncer e mal de Alzheimer, além de feridos graves e pós-AVC estão no rol de pacientes que mais procuraram o Placi. O custo é altíssimo: em média, R$ 1.500 por dia de internação. Por isso mesmo Boigues defende a parceria com planos de saúde. Ao todo, 15 já estão conveniados, mas ele admite que o processo ainda é burocrático.

Essa foi a escolha da família de Gerson Ribeiro, que morreu em março, aos 72 anos, devido ao avanço da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Quem cuidava dele era principalmente a esposa, Vilma, com a mesma idade. Depois de saber que o marido sairia do CTI, ela pensou em montar uma estrutura hospitalar em sua casa, mas o custo e a dificuldade de cuidados a fizeram mudar de ideia.

— Ia ser um aparato muito grande — conta Vilma, que lembra do período que, entre diagnóstico e morte, foram só de quatro meses. — Aos poucos, a face dele foi caindo, ele perdeu a fala e depois os movimentos. Começou a se comunicar pela escrita. Até o final, ele ainda tinha esperança de melhorar. Mas nós sabíamos que não havia saída.

O Brasil tem desde 2005 a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Um dos objetivos do presidente da Regional Sudeste, Filipe Gusman, é expandir o número de profissionais treinados para esse tipo de atendimento, que requer uma equipe multidisciplinar incluindo médico, enfermeiro, psicólogo e fisioterapeuta, por exemplo. Seu principal papel é diminuir o sofrimento pelo tratamento da doença, o que, segundo ele, nada tem a ver com eutanásia ou sedação (desnecessária).

— O cuidado paliativo é falar de vida com qualidade e não de morte — frisou Gusman. — Na Holanda, onde a prática é permitida, existe uma equipe de cuidados paliativos que atende aqueles que solicitam a eutanásia. E, depois do atendimento, a maioria desiste da ideia, porque, na verdade, sofria de problemas contornáveis.

EUTANÁSIA É ILEGAL

Para a médica e antropóloga Rachel Aisengart Menezes, autora do livro “Em busca da boa morte”, os dois temas podem se misturar.

— Uma coisa não elimina a outra. O indivíduo pode ter uma boa assistência em cuidados paliativos e decidir que no final da vida quer uma morte por eutanásia ou suicídio assistido — explica Rachel. — Deveria ser uma decisão individual, respeitando-se o direto à autonomia.

MEDIDAS DESNECESSÁRIAS
No Brasil, a prática da eutanásia continua totalmente ilegal. Algumas tentativas de reformar o Código Penal, de 1940, tentaram incluir a discussão. Mas, até agora, não há nenhuma modificação ao artigo 122, que trata do tema: a pena é de prisão de dois a seis anos para quem “induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça”.

Mesmo assim, o Conselho Federal de Medicina publicou em 2012 uma resolução que permite ao paciente se manifestar — previamente — sobre cuidados que quer ou não receber quando estiver incapacitado de expressar sua vontade.

No documento, o conselho argumenta que “novos recursos tecnológicos permitem a adoção de medidas desproporcionais que prolongam o sofrimento do paciente em estado terminal, sem trazer benefícios, e que essas medidas podem ter sido antecipadamente rejeitadas pelo mesmo”.

 

FONTE: O Globo

FOTO: Agência O Globo

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes