Home / Notícias / Ministério incorpora antirretroviral mais potente ao SUS

Ministério incorpora antirretroviral mais potente ao SUS

O uso do dolutegravir será exclusivo para quem apresentou resistência aos medicamentos atuais e também para quem ainda não iniciou o tratamento. O antirretroviral “dolutegravir” tem a indicação de ser utilizado em início de tratamento e aos pacientes com resistência a antirretrovirais mais antigos. O Ministério da Saúde diz que a mudança não vai causar impacto no orçamento porque o medicamento saiu 70% mais barato. Atualmente, o esquema de tratamento das pessoas na fase inicial é composto pelos medicamentos tenofovir, lamivudina e efavirenz, conhecido como 3 em 1. A partir de 2017, o Dolutegravir associado ao 2 em 1 (Tenofovir e Lamivudina) será indicado no lugar do Efavirenz. A oferta do novo antirretroviral para novos pacientes no SUS ocorre diante da atualização do protocolo clínico de diretrizes para o manejo da infecção para o HIV e recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). O Ministério da Saúde diz que o principal benefício vai ser justamente a diminuição dos efeitos colaterais e da rejeição ao tratamento. De acordo com o ministério, o remédio traz menos efeitos adversos que a terapia usual e facilita a adesão ao tratamento, porque ele é feito apenas com um comprimido diário.

A partir de janeiro de 2017, a rede pública de saúde deverá contar com um novo medicamento para o tratamento de pacientes com HIV. “Ofertar no SUS é uma inovação ousada”, afirma. Segundo o ministro Ricardo Barros, a incorporação da droga não altera o orçamento atual do ministério. “Neste julgamento, está em jogo o acesso à Justiça, a integralidade e universalidade do acesso à saúde e o limite da capacidade contributiva do cidadão”, completou. Temos de um lado o cidadão que precisa de assistência e de outro o que paga impostos. “As ações obrigam gestores a deslocarem recursos de atividades programadas, como vacinação, atenção básica, para outra priorizada pelas ações judiciais”, disse. Todo ano, o Brasil registra em média 40 mil novos casos de Aids, mas esse número está aumentando. No intervalo de 2010 a 2014, foram registrados 40,6 mil novos casos por ano, em média.

Fonte: Tomar TV 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes