Home / Notícias / Não deixe para os 45 do segundo tempo

Não deixe para os 45 do segundo tempo

No próximo domingo (17) acontece a estreia do Brasil da Copa das Confederações, momento tão esperado após os inesquecíveis 7×1 da Alemanha contra o Brasil. Tal circunstância sugere uma ansiedade ainda maior entre os torcedores brasileiros que, quatro anos depois se reunirão para vibrar e torcer mais uma vez pela seleção brasileira!

O futebol é uma caixinha de surpresas e a montanha russa de emoções em jogos mais importantes podem causar um misto de sentimentos que envolve ansiedade, estresse, nervosismo, preocupação, alegria e pode, também, interferir na saúde dos torcedores, em especial, na saúde do coração.

Acontece que quando lidamos com fatores externos que abalam o psicológico de alguma forma, provocamos uma descarga de adrenalina no corpo, o que pode elevar a pressão arterial, acelerar os batimentos cardíacos e a frequência da respiração, é o que alerta a diretora do departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado, Jennifer França.

Segundo a especialista, o estresse é uma reação do organismo que ocorre quando há a necessidade de lidar com situações que exijam um expressivo esforço emocional. O estresse como resposta do corpo para esse mix de sentimentos pode resultar em um infarto do miocárdio, arritmia cardíaca ou AVC (acidente vascular cerebral), especialmente em quem já tem uma predisposição ou uma doença prévia.

Mas os cuidados com o coração devem ser lembrados diariamente, uma vez que estamos sujeitos a várias sensações durante um mesmo dia. “Cuide do corpo e da alma, fortaleça sua mente e o seu coração para enfrentar a temporada de jogos e lembre-se: nenhuma partida é mais importante que sua saúde e seu coração!”, aconselha França.

Além disso, a especialista recomenda: entre no ritmo da seleção e cuide da sua saúde cardiovascular: pratique atividades físicas, mantenha uma alimentação saudável, controle o emocional, evite tabagismo e o excesso de peso, assim, sairemos todos vencedores de mais uma competição mundial!

*Jennifer França é psicóloga e diretora do departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e está disponível para entrevistas

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes