Home / Notícias / Nova aprovação da ANVISA permite maior flexibilidade no tratamento de distúrbios do crescimento

Nova aprovação da ANVISA permite maior flexibilidade no tratamento de distúrbios do crescimento

Mais praticidade e flexibilidade para conseguir seguir a terapia estipulada pelos médicos à risca. Esse é um dos desejos daqueles que passam pelo tratamento de distúrbios do crescimento, de acordo com as últimas pesquisas realizadas com pacientes e cuidadores. Entre as aspirações desse público, poder guardar o medicamento fora da geladeira foi relatado por 82% dos pacientes e por 70% dos cuidadores. Esse desejo acaba de ser atendido, já que a ANVISA aprovou a atualização de temperatura de Norditropin®  (somatropina).

A partir de agora, as apresentações de 5mg e 10 mg do medicamento estão aprovadas pelo órgão para serem armazenadas fora da geladeira em temperaturas até 30º  C por até 14 dias. Já a apresentação 15 mg do medicamento permanece com a indicação de armazenamento refrigerado, entre 2ºC e 8ºC. A aprovação tem o objetivo de possibilitar que pacientes e cuidadores possam contar com mais praticidade e conforto durante o tratamento.

“As últimas pesquisas realizadas com pacientes e cuidadores para entender o peso do tratamento dos distúrbios do crescimento apontaram que uma parcela esmagadora desse público gostaria de poder guardar o medicamento fora da geladeira. Propiciar que isso possa acontecer é uma enorme satisfação para nós”, comenta André Bressan, gerente médico da Novo Nordisk, empresa global de saúde.

A companhia, que conta com mais de 95 anos de inovação e liderança no tratamento de doenças crônicas como diabetes e obesidade, também é uma das principais fabricantes mundiais de hormônio do crescimento humano recombinante e líder no mercado global com o nome comercial Norditropin®.

Mais que um desejo, essa flexibilidade também se traduz em uma adesão maior ao tratamento. De acordo com outra pesquisa, publicada no periódico científico  Expert Review of Medical Devices, uma tolerância maior à temperatura ambiente é decisiva para que a terapia possa ser seguida à risca. Os cientistas compararam a rotina de pacientes que usavam Norditropin®  à de outros que utilizavam produtos que necessitavam de refrigeração constante. Comparados com pacientes que utilizaram somatropinas que necessitavam refrigeração, aqueles que usaram Norditropin®  relataram perder menos doses por semana, conseguindo um melhor aproveitamento do tratamento.

“Além da possibilidade de transportar o medicamento sem preocupação, a tolerância à temperatura ambiente acaba trazendo outros benefícios, como uma aplicação duas vezes mais rápida, já que dispensa a etapa de aquecimento, e uma menor percepção de dor, se comparado a um medicamento refrigerado. Outro ponto favorável é um menor desperdício de medicamento, que pode ser utilizado mesmo se o paciente esquecê-lo fora da geladeira após a aplicação ou nos casos em que durante o transporte a temperatura supere os 8ºC”, finaliza o médico.

Referências

1. Bula do produto Norditropin NordiFlex®, disponível no endereço eletrônico: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp (aprovada pela ANVISA em 25/02/2019).

2. Kremidas D, Wisniewski T, Divino VM, et al. Administration burden associated with recombinant human growth hormone treatment: perspectives of patients and caregivers. J Pediatr Nurs. 2013;28:55–63.

3. Kappelgaard A-M, Metzinger CP, Schnabel D. A web-based survey assessing the impact of storage flexibility on the daily life of patients and caregivers administering growth hormone. Expert Rev Med Devices. 2015;12:517–527.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes